Secretaria de Saúde presta esclarecimento sobre morte de bebê de 8 meses em Arapongas

A Prefeitura Municipal de Arapongas através da Secretaria Municipal de Saúde prestou esclarecimentos a respeito do falecimento de um bebê de 8 meses no último domingo (20).

No dia 20/05 às 02:13:17 a criança deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento Municipal (UPA 24h) acompanhada de sua mãe com o relato de vômitos e diarréia, com início as 19h do mesmo dia. No momento da consulta a criança não apresentava os sintomas anteriormente relatados.

De acordo com a secretaria, ao exame físico não apresentava sinais de alarme que demonstrassem a necessidade de internação ou investigação hospitalar. Foi medicada para os sintomas relatados conforme protocolo clínico preconizado e mantida em observação por cerca de 45 minutos para avaliação.

Segundo a Secretaria de Saúde, após constatado segurança quanto ao quadro clínico no ambiente de Pronto Atendimento, a paciente foi reavaliada e liberada para tratamento domiciliar, com orientações a sua mãe com relação aos sinais de alarme e retorno imediato se recidiva do quadro clínico.

Conforme a secretaria, pela manhã às 08h 45m, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado para o atendimento da criança com quadro de parada cardiorrespiratória (PCR), sendo realizado a reanimação da criança no local, sem retorno da circulação espontânea.

Mediante aos fatos, a Prefeitura Municipal de Arapongas presta solidariedade à família e seus familiares e lamenta pelo falecimento do bebê.

A Prefeitura Municipal, através da comissão de ética médica interna e comitê de investigação de mortalidade materno-infantil, apura os fatos relatados acima a fim de buscar dados concretos que elucidem o fato ocorrido.

Fonte: Secretaria de Saúde

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.