Hortas orgânicas começam a ganhar espaço em Centros de Educação Infantil

Fotos: Prefeitura Municipal de Arapongas

Entre os lápis de cores e os cadernos de desenho, o verde das hortaliças também vem ganhando espaço em alguns Centros de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Arapongas, através do cultivo de hortas orgânicas, cuja experiência, além de enriquecer a merenda dos alunos, proporciona uma certa dose de auto sustentabilidade, no que diz respeito à produção própria de verduras e leguminosas.

Um exemplo disso é o Centro Municipal de Educação Infantil Pequenos Brilhantes, localizado na Zona Sul, onde em um terreno são cultivadas alface, almeirão, salsinha, cebolinha, batata, cenoura, morango e algumas espécies de plantas medicinais e árvores frutíferas, com a maior parte da produção sendo utilizada no reforço da merenda e o restante para aquisição de novas mudas e sementes.

“Tínhamos um grande espaço ocioso e resolvemos aproveitá-lo com este projeto da horta, que graças ao carinho e dedicação da nossa comunidade escolar, está dando certo e cumprindo sua finalidade de suprir a merenda com alimentos saudáveis e ao mesmo tempo ensinar as crianças, de onde vêm estes alimentos e o benefício que eles podem fazer”, comenta a diretora, Lusia dos Santos Vital.

Ela acrescenta que o projeto foi implantado há cerca de um ano através da iniciativa de professoras e voluntários e também tem revolucionado os hábitos alimentares das crianças e fornecido importantes subsídios para a educação alimentar.

Outro Centro Municipal de Educação Infantil que tem se dedicado ao projeto de hortas é o CMEI Izaura dos Santos Vieira, também localizado na Zona Sul e que envolve praticamente toda a comunidade escolar.

Segundo sua diretora, Adélia Porcel, em um pequeno espaço são plantadas alface, almeirão, couve, rúcula, e cebolinha verde, que posteriormente são utilizadas na merenda, com o excesso também sendo repassado a preço simbólico para a comunidade e/ou doado para os alunos.

“Temos obtido excelentes resultados com a iniciativa, desde o enriquecimento da merenda com produtos saudáveis, até na maior integração família/escola, onde por exemplo, os cuidados técnicos da horta ficam a cargo de um voluntário (pai de aluno), que se dedica em manter nossos canteiros viçosos e produtivos”, comenta a diretora.

Recentemente o secretário de Educação, professor Paulo Valério, esteve visitando estas hortas e comentou sua importância, que além de suprir a merenda com alimentos saudáveis, ainda proporciona um ganho para a Escola, no que compete ao aproveitamento de espaços antes ociosos.

Fonte: Prefeitura Municipal de Arapongas

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.