Arapongas inaugura Pronto Atendimento Infantil

Durante solenidade realizada no final da manhã desta segunda-feira(23), a Prefeitura Municipal de Arapongas, através da Secretaria de Saúde, inaugurou o Pronto Atendimento Infantil(PAI) “Carlos Pugliese Junior”, localizado em anexo à Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas(UPA), no Jardim Caravelle.

O Pronto Atendimento Infantil conta com 321 metros quadrados de área construída, contando com recepção, brinquedoteca, sala de amamentação , sanitários feminino e masculino com fraldário, sanitário para portadores de necessidades especiais, sala de triagem, farmácia 24 horas e dois consultórios infantis.

O investimento total da obra foi na ordem de R$ 553.753,59 em recursos próprios.

“Em primeiro lugar, gostaríamos de enfatizar a escolha do nome do Pronto Atendimento Infantil, que homenageia o Dr. Carlos Pugliese Junior(in memorian), pai e profissional dedicado, que era apaixonado por crianças. Com isso, nos alegramos em entregar tal obra iniciada e paralisada em 2016. Retomamos as obras e entregamos à população um espaço amplo e adequado ao atendimentos das nossas crianças. Cuidar da saúde delas, e cuidar do nosso futuro. Buscamos a cada dia levar aos araponguenses serviços de qualidade com locais dignos.”, afirmou o prefeito, Sergio Onofre.

Conforme o secretário de saúde, Moacir Paludetto Junior, mais um grande passo para o atendimento humanizado em Arapongas.

“Com toda a nossa equipe capacitada, vamos levar um atendimento humanizado, em um ambiente acolhedor. Cerca de 25% dos atendimentos realizados nos 18 horas e UPA eram destinados às crianças. Com esse novo espaço vamos otimizar o atendimento, atendendo em média 150 crianças por dia .”, salientou.

Participaram também do evento, o vice-prefeito, Jair Milani, secretários municipais, vereadores, familiares do Dr. Carlos Pugliese Junior(in memorian), Sr. Luiz Roberto Pugliese e Sr. Pedro Alberto Pugliese, representes de entidades e clubes de serviços, diretora da 16ª RS, Marcia Krempel, demais representantes da área da saúde e população em geral.

ATENDIMENTO E EQUIPE

A Unidade de Pronto Atendimento Infantil(PAI), conta com uma equipe composta por médicos especializados em pediatria, no atendimento de urgência e emergências, para atender recém-nascidos até adolescentes. Com atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana.

O Pronto-socorro pediátrico é uma unidade de emergência, que atenderá os pacientes que necessitam de tratamento imediato. Cada caso será classificado de acordo com a situação e correspondente à ocorrência imprevista de agravo à saúde, com ou sem risco potencial de vida, cujo portador necessita de assistência médica imediata.

No PAI, os casos serão atendimentos por prioridade, não por ordem de chegada, atendendo a tabela indicativa de cores:

VERMELHO – EMERGÊNCIA, ATENDIMENTO IMEDIATO.

LARANJA – URGENTE, ATENDIMENTO ATÉ 10 MINUTOS.

AMARELO – MODERADO, ATENDIMENTO ATÉ 60 MINUTOS.

VERDE – POUCO URGENTE, ATENDIMENTO ATÉ 120 MINUTOS.

AZUL – NÃO URGENTE, ATENDIMENTO ATÉ 240 MINUTOS.

Fonte: Prefeitura Municipal de Arapongas

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.