Arapongas registra queda no Índice de Infestação por Aedes Aegypti

Imagem ilustrativa

Em reunião realizada na tarde desta sexta-feira (14), no Auditório da Prefeitura Municipal de Arapongas, a coordenação do Controle de Endemias, através do Comitê Gestor Intersetorial apresentou os novos dados do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti(LIRAa), além de outras ações realizadas no município.

Conforme levantamento geral do LIRAa realizado de 28 a 30 de agosto, com 2.084 imóveis vistoriados, Arapongas apresenta um índice de 1.1%, considerado risco médio, de acordo com o Ministério da Saúde. Em abril deste ano, o município apontava índice de 5.3%.

“Com isso, podemos notar uma queda significativa nos índices. Tendo total condição de baixar ainda mais”, explica o gerente do controle de endemias, Valdecir Pardini.

No Distrito de Aricanduva ao todo 33% dos imóveis foram vistoriados, tendo um índice de 0.3%(baixo risco). Já na região do Campinho 100% dos imóveis foram vistoriados, apontando um índice de 6.8%(alto risco).

“Temos intensificado os serviços de atuação da região do Campinho, havíamos registrado no último LIRAa índice de 17%, considerado alto risco. Conseguimos baixar esse percentual, mas ainda muito trabalho deverá ser feito, com isso, contamos diariamente com a colaboração dos moradores”, orienta Pardini.

No que diz respeito ao período epidemiológico, que vai de agosto de 2018 a julho de 2019, Arapongas obteve oito notificações, das quais, nenhuma apresentou resultado positivo para dengue, zica e chikungunya.

“Nossa trabalho é constante, contamos com atuações intensas e específicas dos nossos Agentes Comunitários de Endemias, que têm todo o suporte da administração, para trabalhar em prol da saúde da população. Trabalhamos para alcançar números cada vez mais positivos. Juntos com a população teremos bons resultados sempre”, finaliza Pardini.

Maiores informações ou pedidos de auxílio, a população pode entrar em contato com o setor de endemias, pelo telefone 3902- 1079.

Atividades de Educação

Além do trabalho já executado no perímetro urbano e zonas rurais de Arapongas, o controle de endemias realiza atividades em Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil, com palestras e distribuição de cartilhas educativas.

Cerca de 5.491 alunos foram atendidos nas últimas semanas, através de 106 palestras.

Fonte: Prefeitura Municipal de Arapongas

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.