Arapongas passa a contar com a Farmácia Especializada

Foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (09) a Farmácia Especializada Municipal. Trata-se de um programa do governo que permite à população o acesso a medicamentos de componente especializado, cuja listagem segue protocolos do Ministério da Saúde. Cabe ao município a responsabilidade da distribuição, mediante apresentação de documentos exigidos pelo programa. No caso de Arapongas, os pacientes ou seus familiares até agora precisavam se deslocar até a sede da 16ª Regional de Saúde, em Apucarana, para a retirada desses medicamentos. “Nosso desafio é melhorar cada vez mais a vida dos nossos munícipes. E é sempre uma satisfação fazer uma inauguração na área da saúde, pois sabemos o peso que isso tem na vida de quem precisa”, afirmou o prefeito Sérgio Onofre.

Ele lembrou que durante os anos de 2017 e 2018 a saúde recebeu atenção prioritária, com obras como a construção do Pronto Atendimento Infantil (PAI), a construção da Unidade Básica de Saúde do San Raphael, a reforma de três unidades do Pronto Atendimento 18 Horas e a Reforma do 24 Horas, em fase de conclusão.

Para 2019, o prefeito destaca que a grande prioridade será a educação. “Mas vamos seguir investindo sempre na saúde. Na próxima semana, por exemplo, vamos entregar dois novos veículos para o setor”, destacou o prefeito. Sérgio Onofre ressaltou ainda o apoio da Câmara Municipal para o avanço dos serviços públicos, ao citar a presença do presidente, Osvaldo Alves dos Santos, e dos vereadores Antônio Carlos Chavioli e Levi Aparecido Xavier. Levi inclusive foi autor da
indicação pedindo a instalação da Farmácia Especializada em Arapongas.

O secretário municipal da Saúde, Moacir Paludetto Júnior, destacou que nesta semana os pacientes já começaram a retirar os medicamentos na Farmácia Especializada de Arapongas. “Temos relatos de pacientes que sequer conseguiam ir até a Regional de Saúde em Apucarana e de parentes que estavam se deslocando até lá, mas deixando muitas vezes os familiares enfermos e sozinhos em casa. Portanto, é um avanço muito importante para a saúde em Arapongas”, argumentou.

Entre os beneficiados estão pacientes com Alzheimer, diabetes, esquizofrenia etc.

Tanto ele quanto Sérgio Onofre citaram a presença de Clara Pontes e Márcia Cristina Krempel. Elas são, respectivamente, a ex-chefe e a chefe atual da Regional de Saúde de Apucarana. “Queremos agradecer o empenho da Clara, em cuja gestão começou o trabalho para trazer a Farmácia Especializada para Arapongas, bem como o apoio da Márcia, que prosseguiu nos auxiliando nesta e em todas as demais demandas que temos em andamento junto à Regional”, afirmou Onofre.

Deixe uma resposta