Vacinação contra a gripe: Primeira etapa é destinada às gestantes, puérperas e crianças

Na manhã desta quarta-feira (10) deu início a Campanha Nacional de Vacinação contra gripe. Em Arapongas, a solenidade de abertura aconteceu no Centro Integrado da Saúde da Mulher (Cisam), com a presença do prefeito, Sérgio Onofre, Secretário de Saúde, Moacir Paludetto Júnior, coordenadora do setor de vacinas, Graziela Stefanuto e demais representantes da área da saúde.

Conforme determinação do Ministério da Saúde, nesta primeira fase da campanha, que acontece de 10 a 19 de abril serão vacinadas apenas as gestantes, puérperas (até 45 dias pós-parto) e crianças de 6 meses a menores de 6 anos( 5 anos 11 meses e 29 dias).

No Cisam serão vacinadas as gestantes e puéperas, de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 11h30. Já as crianças devem receber as vacinas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) Aricanduva, Caic e Tropical e nos três Pronto Atendimento 18 Horas( Cj. Flamingos, Petrópolis e São Bento).

Em todos os locais, será necessária a apresentação do cartão SUS e carteira de vacinação (principalmente das crianças de 6 meses a menores de 6 anos).

Meta de imunização

Dentro desses três grupos prioritários, a meta em Arapongas é imunizar 9.102 pacientes, sendo 7.737 crianças ( na faixa etária determinada), 1.172(gestantes) e 193 puéperas.

“Nosso foco é sempre ampliar a cobertura, por isso pretendemos atingir esses três grupos prioritários nesta etapa. Salientamos também que quaisquer dúvidas devem ser sanadas com as nossas equipes de saúde que estão prontas para atender a população”, disse o secretário de saúde. Ele ainda salientou que além da vacina, cuidados básicos para evitar qualquer tipo de contaminação devem ser praticados, entre eles, lavar as mãos, manter os ambientes bem arejados, ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca de preferência com o antebraço, entre outros.

Durante a ação, o prefeito também enalteceu a importância da campanha, salientando o trabalho desempenhado pelos profissionais da saúde.

“Queremos aqui já parabenizar o trabalho desenvolvido pelos nossos profissionais que são o coração da saúde. Com isso, garantimos que essa campanha terá boa abrangência em Arapongas. Além disso, seguimos com o nosso compromisso de investimentos no setor, como reformas e aquisição novos veículos e ambulâncias. Nosso Cisam também passará por reforma buscando sempre locais acolhedores e funcionais”, afirmou.

Vacinação para demais grupos prioritários

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe será realizada a partir do dia 22 de abril até o final de maio.

Serão atendidos os demais grupos prioritários, sendo eles: Idosos a partir de 60 anos, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do Sistema Prisional, trabalhador de saúde dos sistemas públicos e privados, professores ativos de escolas públicas e privadas, pessoas de 5 a 59 anos portadoras de doenças crônicas especiais e povos indígenas.

No dia 4 de maio será o Dia Nacional de Mobilização.

Fonte: Prefeitura Municipal de Arapongas

Deixe uma resposta