UBS Bandeirantes inicia grupo de tabagismo

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Bandeirantes iniciou as atividades com o grupo de tabagismo – programa desenvolvido pelo Ministério da Saúde, SUS, Instituto Nacional do Câncer(INCA), Centro de Colaborador da Organização Mundial da Saúde Programa Tabaco ou Saúde.

Neste começo, aproximadamente 15 pacientes que pretendem parar de fumar participam das ações, que consistem em quatro encontros em grupos semanais, com duração de 1h30, seguidos de acompanhamentos quinzenais de forma individual. A parte final é realizada através de 10 atendimentos mensais, também individuais. Com isso, os pacientes serão monitorados ao longo de 12 meses.

“Logo de começo, sentimos grande empenho por parte dos pacientes. Esse é um processo que envolve triagem de cada um dos participantes, encontros em grupos e avaliações individuais. Repassamos dicas importantes, em como lidar com o estresse, exercícios de relaxamento, e tratamento com medicamentos. Contudo, o fator de grande importância é a vontade do paciente em parar de fumar”, explica o médico e coordenador do grupo de tabagismo, Dr. Victor Hugo Okamoto Husch. Ele acrescenta ainda que, daqui seis meses, novos grupos serão formandos.

Para maiores informações, os interessados podem contatar a UBS Bandeirantes, através do telefone: 3902-1205, ou no endereço: Endereço: Rua Mergulhador, 690 – Jd. Bandeirantes.

Demais ações

Em Arapongas, o Pronto Atendimento 18 Horas, do Jardim Petrópolis também tem desenvolvido grupos de tabagismo. Conforme dados do setor, 70% dos pacientes que já participaram do programa pararam de fumar. Todas as atividades contam com uma equipe multidisciplinar composta por médico, fisioterapeuta, psicóloga, farmacêutica, nutricionista e enfermeira. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, o programa antitabagismo será expandido para outras Unidades de Saúde.

SAIBA MAIS DO PROGRAMA ACESSANDO: https://saudebrasilportal.com.br/eu-quero-parar-de-fumar

Fonte: Prefeitura Municipal de Arapongas