Arapongas é referência como incentivo ao esporte

Milhares de pessoas são beneficiadas diretamente pelas escolinhas e projetos da Prefeitura, além de competições que projetam o município no Paraná

As ações e programas desenvolvidos pela Prefeitura de Arapongas através da Secretaria Municipal de Esportes atingem diretamente a vida de milhares de pessoas em todas as faixas de idade. O apoio do município é o caminho para que um número cada vez maior de pessoas tenha acesso a modalidades como futebol, futsal, alongamento e dança, condicionamento físico, funcional, handebol, basquetebol, vôlei de quadra, vôlei de areia, ciclismo, xadrez, karatê, jiu-jitsu, judô, kickboxing, natação, hidro e ginástica rítmica. Só nos projetos e escolinhas, são mais de três mil pessoas. Sem falar nos eventos. No Torneio Primeiro de Maio, por exemplo, são mais de três mil pessoas, entre jogadores, árbitros, técnicos etc.

A atual gestão também voltou com a competição de futsal masculino e feminino, reunindo 88 equipes, envolvendo 1.100 pessoas, entre atletas, técnicos e outros componentes. Foi também na atual gestão que voltou a competição do futebol amador. Em 2018, foram 53 equipes participantes, somando mais de 800 pessoas. Para este ano, a previsão é de um número ainda maior.  “Temos atividade esportiva o ano todo e para todas as idades. Podemos dizer que hoje a Secretaria cumpre plenamente a sua função, que é fomentar o acesso da população aos benefícios do esporte, elaborando e executando um calendário oficial de eventos esportivos e recreativos no Município”, afirma o secretário Altair Sartori.

Judô

Entre outros locais, a estrutura esportiva do Município compreende o Ginásio Municipal de Esportes Luiz Augusto Zin, o Ginásio de Esportes Matheus Romera (Flamingos), o CIE Professor Maurinho Cassitas, a Academia de Lutas Municipais de Arapongas (Alma), três unidades do Projeto Meu Campinho (Flamingos, Ulysses Guimarães e Zona Sul), além de desenvolver atividades esportivas em espaços como o Céu das Artes, UBS da Lori e Vila Nova, nos CCIs, no salão paroquial da Palotti, na Colônia Esperança e Aricanduva, uma escolinha de futebol na Associação de Moradores do Centauro (40 crianças) e alongamento no salão da Igreja do Bandeirantes, atendendo 30 pessoas. A isso tudo se somam dezenas de academias ao ar livre, espalhadas por toda a cidade e distritos.

“O futsal deve avançar ainda mais, através de trabalhos como as equipes sub 11, sub 13 e sub 17, que estão começando no Centro Social Urbano”, acrescenta Sartori. Ele também ressalta que no dia 12 começa o Bom de Bola, sequência dos Jogos Escolares. Com tantas atividades, o município vem se destacando cada vez mais nos eventos esportivos. No mês passado, por exemplo, Arapongas sediou a fase regional dos 32º Jogos da Juventude do Paraná, reunindo cerca de 2.000 participantes, entre atletas, comissão técnica, árbitros e coordenação geral. Das sete modalidades disputadas, Arapongas subiu ao pódio seis vezes, ficando com as seguintes colocações: Futsal Feminino – 1º lugar; Futsal Masculino – 1º lugar; Handebol Feminino – 3º lugar; Handebol Masculino – 2º lugar; Voleibol Feminino – 1º lugar e Voleibol Masculino – 1º lugar. “Em resumo, Arapongas hoje está presente nos eventos esportivos importantes do Paraná e de forma bastante competitiva”, frisa Sartori.

O prefeito Sérgio Onofre também destaca os avanços no segmento. “O lema da nossa administração é uma Arapongas para Todos. E isso também só se faz garantindo a oportunidade de todos aos benefícios do esporte”, observa o prefeito.

Investimentos de peso foram decisivos para fomentar o setor

Na área do esporte, os investimentos da atual gestão concorreram de forma decisiva para fomentar o setor. Basta citar como exemplo a construção de três unidades do Projeto Meu Campinho (Flamingos, Ulysses Guimarães e Zona Sul), totalizando R$ 1 milhão e 200 mil em investimento.

No Centro Social Urbano, também foi construída uma grande pista de skate, vestiário e reforma completa da piscina, que estava interditada há cerca de 20 anos, somando mais R$ 984 mil em investimentos, e concluído o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE). Somadas, essas obras dotaram o Centro Social Urbano do que há de mais moderno para a prática esportiva.

Diferencial é atingir todas as idades com o maior número de modalidades

Para o secretário Altair Sartori, o diferencial da Prefeitura de Arapongas na área esportiva está em atingir todas as idades com o maior número possível de modalidades. “Nosso desafio também está em participar do maior número possível de campeonatos, mesmo com os recursos muitas vezes limitados”, afirma ele.

Sartori lembra que a atual gestão trouxe de volta o campeonato rural de futebol, o futebol máster, o campeonato de futsal para categorias menores (7, 9 a 11), o Campeonato Paranaense de GR, os Jogos Escolares (fase municipal), os Jogos da Juventude, a II Etapa do Paranaense de Drift Truck, além de eventos que estão a caminho, como o Campeonato Paranaense de Downhill, que será em novembro.

“Hoje, temos atividades esportivas que envolvem desde as crianças e que seguem até as pessoas de mais idade, tendo sempre o conceito de fazer do esporte um caminho para a saúde, para o lazer e a integração comunitária”, frisa Sartori.

Ele lembra que para conduzir tudo isso há uma equipe de 45 funcionários, mais 10 estagiários. “Quero parabenizar toda a equipe pelo empenho e pela forma dedicada como todo esse trabalho é realizado”, finaliza o secretário.

Fonte: Prefeitura Municipal de Arapongas