Programa Saúde na Escola atende alunos do Campinho

Desenvolvendo ações que integram saúde e educação, a Secretaria de Saúde, através da UBS Campinho, com a apoio do Centro de Especialidades Jaime de Lima realizou recentemente atividades do programa “Saúde na Escola” – promovido pelo Governo Federal – que visa a promoção da saúde básica entre os alunos da rede pública de ensino. Na ocasião, mais de 70 alunos da Escola Rural Municipal Duque de Caxias (Campinho) receberam atendimentos e avaliações voltadas aos aspectos auditivos, escritos, orais, além de atividades de linguagem e respiração. Os serviços contaram com o auxílio das fonoaudiólogas Maria Gabriela Milani , Andressa Caroline Cesnik e enfermeira Amanda Valério.

“Estamos avaliando todos os alunos do 1º ao 5º ano, de maneira individual, através dessa triagem escolar. Assim, damos auxílio aos estudantes na fala, escrita, leitura, ou comunicação não verbal, e se preciso, fazendo os encaminhamentos necessários em cada caso”, explica a fonoaudióloga, Maria Gabriela Milani.

Dentro do Programa Saúde na Escola, todas as UBS’s de Arapongas, através das equipes de Atenção Básica estão aptas para o desenvolvimentos das ações, tanto nas Escolas, como nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs’). Ações já realizadas também pela UBS do Bandeirantes, que executa atividades voltadas à saúde bucal nas instituições de ensino. “É importante estendermos esse projeto dentro das Escolas e Cmei’s, unificando os serviços da educação com a saúde, andando sempre juntas, promovendo a promoção, prevenção e atenção à saúde. Vamos a cada dia fortalecendo tal iniciativa“, completa o secretário de Saúde, Moacir Paludetto Jr.

Fonte: Prefeitura Municipal de Arapongas