Arapongas quer instalar lixeiras ecológicas

Uma comitiva composta pelo diretor da Usina de Reciclagem, Silvano Santos, coordenador do Controle de Endemias, Valdecir Pardini e coordenadora de Projetos da Educação, Márcia Quinhone, agente de endemias, Daiane de Souza e professora, Joelma Martins esteve em visita no município de Paranaguá para conhecer as chamadas lixeiras ecológicas – confeccionadas com galões de água potável – iniciativa executada com o apoio da empresa União – Distribuidora. A fim de manter a cidade mais limpa, de maneira sustentável, Paranaguá conta com aproximadamente 3 mil “eco lixeiras” em diversos pontos.

O intuito da visita teve por objetivo adaptar a mesma ação em Arapongas, aliando a destinação correta dos galões em desuso com a limpeza das Ruas. “Quando soubemos dessa iniciativa bacana, viemos ver de perto como tudo funciona aqui em Paranaguá. Nosso objetivo é implementar lixeiras ecológicas em Arapongas, a começar pelos prédios públicos”, explicou Silvano. Ele inclui que, aproximadamente 50 desses galões chegam até a Usina, merecendo assim, uma atenção e aplicação especial e plausível ao meio ambiente.

Todo o estudo para a criação das lixeiras ecológicas faz parte também do projeto “Seja a mudança que deseja para o Mundo” – ações de conscientização para o meio ambiente, iniciada em junho deste ano, com a parceria das Secretárias de Educação, Meio Ambiente e Saúde.
“Várias atividades visando o melhor para o meio ambiente já estão sendo feitas, aliadas com ações de saúde pública e educação. Com isso, queremos otimizar nossas atividades. Essas lixeiras ecológicas virão ao encontro de todas essas questões, com custo baixo e alto benefício”, enfatizou Pardini.
Uma nova reunião voltada ao projeto das Lixeiras Ecológicas será realizada sexta-feira (13), durante o Comitê Gestor do Controle de Endemias.

Fonte: Prefeitura Municipal de Arapongas