Escolas Municipais realizam atividades de encerramento do projeto “Escola de Pais”

Com um cronograma específicos, a Escola Municipal Papa João Paulo II,  Escola Municipal Professora Diomar de Oliveira Pegorer e Escola Municipal Maria Hercília realizaram recentemente atividades que encerram o projeto “Escola de Pais”, de 2019. Com a proposta de maior integração entre famílias e instituições de ensino, o projeto desenvolveu ao longo do ano ações com o envio de formulários aos pais, que abordavam temas diversos, que visam esclarecimentos, aprofundamento, entre outras questões que norteiam a formação dos jovens dentro e fora de sala de aula.

Na Escola Municipal Papa João Paulo II, foi realizado um momento de acolhida entre as famílias, tratando de mensagens sobre a importância do convívio familiar com as crianças, bem como a participação e incentivo na vida escolas dos alunos e alunas. Foi demonstrado aos presentes um dos jogos trabalhados com os alunos durante o ano: Estafeta (memória/cores) com a participação do aluno Nicolas e seu pai Cleiton. O encontro foi marcado também pela realização de projeto piloto: Matemática –  jogos na Prática, campeonato de Jo Ken Pô, em uma competição entre pais e filhos, exposição dos jogos e atividades desenvolvidas pelos alunos no decorrer do ano. Para encerrar, as crianças entregaram aos pais o livrinho com o retorno dos informativos que foram realizados mensalmente criando um elo entre família e escola.

A Escola Professora Diomar, realizou uma caminhada intitulada: “Movimento pela saúde da família”, que foi comandada pelo Profº Mauro com o apoio da Guarda Municipal. Ao final, os pais puderam saborear com um lanche saudável. O encerramento do projeto Escola de Pais contou também com a Mostra do Projeto da Robótica, com exposições de protótipos confeccionados com materiais recicláveis com vulcões em erupções. No final houve a realização de um bingo.  

Já na Escola Maria Hercília as atividades contaram com um concurso de Brinquedos Antigos, onde os pais confeccionaram brinquedos da época deles, com material reciclável e, apresentaram para uma banca de júri, brincando e interagindo com os filhos. Além da participação também dos alunos da EJA(Educação Jovens e Adultos) que apresentaram brinquedos de suas infâncias. 

Conforme o secretário de Educação, Professor Peta, a Escola de Pais tem trazido resultados satisfatórios, unindo Escolas e comunidade em um bem maior: a qualidade de ensino, e vida dos alunos. “Nosso objetivo tem sido alcançada a cada informativo. Integrando todos para o bem dos alunos. Cerca de 80% dos pais têm dado retorno, respondendo os formulários encaminhados, o que comprova o engajamento dentro das atividades, o que comprova que devemos continuar nesse caminho. Ano que vem terá muito mais”, afirma.

Fonte: Prefeitura Municipal de Arapongas