430 pessoas são evacuadas de colégio em simulação feita pela empresa Extintores Arapongas

A empresa Extintores Arapongas realizou no Colégio Prisma uma simulação de Evacuação de Emergência, na última semana. Foram colocados em prática os treinamentos feitos com os brigadistas da instituição de ensino. Cerca de 430 pessoas foram evacuadas do prédio, em cerca de 3 minutos.


A medida está prevista na norma NBR 15219 do Plano de Emergência Contra Incêndio. O objetivo da medida é fornecer conhecimentos e práticas conforme determina a NBR 15219 e suas atualizações, ou seja, os requisitos mínimos para a elaboração, implantação, manutenção e revisão de um plano de emergência contra incêndio, visando proteger a vida e o patrimônio, bem como reduzir as consequências sociais do acidente.

Após a evacuação.

A SIMULAÇÃO

Durante a ação os alunos e professores foram deixando as salas de aula após ouvirem o alarme de incêndio. Todos acompanhados pelos responsáveis da Brigada de Incêndio que foram previamente treinados e capacitados.


Os professores e alunos foram orientados durante todo o ano, quanto aos procedimentos corretos. A empresa Extintores Arapongas realizou os treinamentos com os brigadistas, com todos os professores e por último com todos os funcionários da instituição. A primeira evacuação ocorreu em abril de 2019.

Alunos em fila durante evacuação.


Conforme o diretor da Extintores Arapongas, Rodrigo P. Fernandes, é um trabalho de muita calma e organização, um tumulto em uma situação como esta poderia ser algo catastrófico. “Todos os alunos devem sair de forma calma, organizada e rápida do prédio, em uma fila indiana se apoiando nas paredes e seguindo as placas com a rota de fuga. Os materiais devem ser deixados para trás e os alunos são treinados para chegar até um ponto de encontro,” afirmou.

Rodrigo Fernandes e alunos.

A simulação contou com aproximadamente 430 pessoas, entre alunos, professores e funcionários. O colégio tem três andares e todos foram evacuados em cerca de três minutos. A Guarda Municipal prestou apoio na simulação.

“É um prazer imenso realizar essa atividade com os estudantes, certamente estamos contribuindo com o aprendizado. A partir do ano de 2020 nosso cronograma terá mais três evacuações anuais. Um incêndio não tem dia nem hora para acontecer, então é preciso ensiná-los a se comportar em situações de perigo, e a cada simulação vamos aperfeiçoando as estratégias. Nossa empresa tem parceria há mais de 21 anos com o Colégio Prisma, agradecemos a diretoria, coordenação, aos funcionários e especialmente a todos da Brigada de Incêndio que durante todo o ano passaram por treinamentos,” finaliza Rodrigo Fernandes, diretor da Extintores Arapongas.