Cisam realiza doação de lenços, bonés e almofadas de coração ao Centro de Oncologia do Honpar

Solidariedade e afeto andando lado a lado. É o que representa a ação feita na manhã desta quinta-feira (21), através do Centro Integrado da Saúde da Mulher (Cisam), que realizou a entrega de 200 lenços de cabeça, 40 bonés, mais de 100 batons e almofadas do projeto “Coração Solidário” ao setor de Oncologia do Hospital Norte Paranaense (Honpar). Todas as doações foram arrecadadas ao longo da Campanha Outubro Rosa, em diversas atividades sociais realizadas pelo Cisam, com apoio da comunidade e voluntárias. Agora, todas as doações farão parte dos materiais utilizados ao longo do tratamento de diversas pacientes, que lutam contra o câncer, em sua parte, o de mama. Os novos acessórios visam elevar a autoestima das mulheres, transmitindo força e garra para seguirem em frente.

A entrega contou com a presença do presidente da Honpar, Humberto Tolari, gerente do Cisam, Juliana Parazzi,  secretária interina de Saúde, Sandra Onofre, além de  representantes da Secretaria Municipal de Saúde e Honpar.

Conforme Juliana Parazzi, durante todo o ano o Cisam desenvolve ações voltadas ao apoio às pacientes com câncer, que seguem cada vez mais fortes. “É uma mulher motivando a outra. E no final, somos um grupo que atua também na arrecadação de tecidos e confecção das almofadas de coração, que auxilia as mulheres masctetomizadas, doação de lenços, e batons que contribuem com as ações de beleza desenvolvidas aqui na Honpar. Temos muita honra de fazer parte de um projeto humano, que leva um brilho e apoio para essas pacientes, mantendo a feminilidade e vaidade dessas fortes mulheres, que por vezes, ficam apagadas durante o tratamento contra a doença. Esse é o exemplo de que juntas, somos mais fortes”, disse.

Em nome da rede de oncologia da Honpar, o presidente Humberto Tolari, agradeceu todo o empenho e doação. “Agradecemos imensamente esse belo serviço prestado, que vem fortalecer ainda mais os atendimentos prestados na Honpar diariamente. Atos singelos, mas que levam grande força às nossas pacientes. Algo realmente maravilhoso” agradeceu.

Emoção

Durante a entrega das doações, um relato emocionante de uma das pacientes da oncologia. Michele Costa, que há alguns anos tem recebido tratamento relatou como foi participar do momento das entregas dos materiais. “Se cada um soubesse, como atos dessa natureza nós traz mais força em continuar, todos fariam parte dessa corrente. Estou emocionada, assim como outras companheiras de luta. É notável o brilho no olhar de cada paciente, de ser lembrada com carinho e atenção. Atitudes que valem ouro. Quando estamos bem com nós mesmas, temos ainda mais força para continuarmos o tratamento. Muito obrigada”, relatou.

Fonte: Prefeitura Municipal de Arapongas