Campanha Novembro Azul atende homens na UBS do Jd. Bandeirantes

Durante todo o mês de novembro, a Prefeitura Municipal de Arapongas, através da Secretaria de Saúde tem desenvolvidos ações de fortalecimento e conscientização à saúde dos homens. Seguindo este exemplo, a Unidade Básica de Saúde do Jardim Bandeirantes promoveu na quinta-feira (21), diversas atividades da campanha “ Novembro Azul”. Com horário especial de atendimento, foram executadas 13 consultas médicas e exames PSA, 18 testes de HGT, 14 procedimentos de aferição de pressão, 40 testes rápidos (sífilis, HIV, hepatite B e C), 17 aplicações de vacinas, sete avaliações e orientações odontológicas e oito cortes de cabelo.

Conforme o gerente do local, Luis Chavioli, toda a ação superou as expectativas, e que aos poucos os homens têm buscado por atendimentos que visam saúde e qualidade de vida. “Sabemos que a ala masculina dificilmente procura atendimentos de saúde. Com ações de intensificação e campanhas válidas podemos mudar essa postura, através de estratégias em saúde básica, incentivando-os a cuidar melhor da saúde, com medidas de prevenção e combate às doenças, em especial, as mais propensas aos homens, como o câncer de próstata”, explica. Chavioli ainda acrescenta que conforme dados do Instituto Nacional de Câncer( INCA) o câncer de próstata – segundo mais comum entre homens – pode ser curado em 90%, se diagnosticado precocemente.

Confira o cronograma das próximas ações do Novembro Azul em Arapongas:

– UBS PADRE CHICO: No dia 29/11 das 17h às 21h – atendimentos médicos, aferição de pressão arterial. (exclusivamente para os homens).

– UBS SÃO VICENTE: 30/11 das 13h às 17h: testes rápidos, roda de conversa sobre saúde do homem, solicitações de exames PSA, palestra médica às 14h30.

– UBS DEL CONDOR: 23/11 atendimento com o médico especialista,  palestra sobre câncer de próstata.

– UBS TROPICAL:  26/11: atendimentos médicos, vacinação, testes rápidos.

– UBS SÃO JOÃO: 27/11 das 18h às 21h: atendimento médico, testes rápidos, aferição de pressão e HGT.

 UBS CAIC: 27/11 das 17h às 21h, atendimento médico e vacinação.

– UBS TRIÂNGULO: 26/11 – 17h às 20h,  aferição de pressão arterial, teste de glicemia. Às 19h00, bate papo com a Dra Mariana, avaliação para solicitação de exame de PSA (próstata). 27/11, às 08h30min,  para a população em geral – palestra com a Enfª Cris Cabral. Tema: qualidade de vida e autoestima.
Realização de testa rápido.

Fonte: Prefeitura Municipal de Arapongas