Conheça o trabalho da Secretaria de Segurança e Trânsito

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran) é peça-chave na política de segurança desenvolvida em Arapongas e que nos últimos anos vem reduzindo os índices de criminalidade. O sucesso da estratégia traçada pela união das Forças de Segurança (Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Conselho Comunitário de Segurança) ficou claro no início deste ano, quando foi lançado o Plano Municipal de Segurança Pública 2019, em solenidade realizada no auditório da Prefeitura. O relatório apresentado na oportunidade mostrou que o município de Arapongas melhorou os índices de segurança em todos os setores.

Dados estatísticos apresentados durante o evento mostraram que a redução mais efetiva ocorreu nos casos de homicídio. Em 2016, foram registrados 21 crimes desta natureza, em 2017 foram 13 casos e em 2018 foram 7, uma diminuição de 67%. Nos roubos a residência, Arapongas apresentou em 2016 o total de 70 registros, 44 em 2017 e 13 durante 2018, diminuição de 81%. Mesmo no caso dos furtos a residência, mais comuns, houve redução de quase 30% entre 2016 (686 casos), 2017 (557 casos) e 2018 (484 casos). A curiosidade se volta agora para os números que serão apresentados no lançamento do Plano de Segurança para 2020, o que deve ocorrer no início do ano. “À estratégia de união entre as Forças de Segurança se somam investimentos realizados ao longo de 2019, seja em viaturas, seja em equipamentos ou na abertura do módulo policial da zona sul. Com apoio do Governo do Estado, também foi viabilizada a Delegacia da Mulher. De forma gradativa, estamos executando um amplo programa de segurança, conforme solicitado pelo prefeito Sérgio Onofre e por toda a sociedade organizada”, afirma o secretário de Segurança Pública e Trânsito, Paulo Sérgio Argati.

A estrutura da Sestran compreende a Diretoria da Guarda Municipal e a Diretoria de Trânsito, ambas localizadas na Praça Pio XII (prédio do antigo fórum). O efetivo da Guarda Municipal é de 82 pessoas, enquanto outras 7 atuam em atividades administrativas no setor de trânsito. A frota é formada por 27 unidades, entre viaturas e motos, sendo que três viaturas foram adquiridas neste ano.

A exemplo dos anos anteriores, a secretaria apresenta um extenso relatório de ações também em 2019. Seguindo a diretriz de investir na equipe, foi realizado o curso de requalificação profissional em armamento e tiro para manutenção do porte de arma de fogo, com 80 horas anuais, entre disciplinas teóricas e práticas. Na mesma linha, também se destaca o cadastro dos servidores do quadro efetivo da Guarda Municipal na plataforma de ensino à distância da Secretária Nacional de Segurança Pública para capacitação dos agentes. Bienalmente são realizados testes psicológicos nos agentes, conforme diretriz da Polícia Federal.

EQUIPAMENTOS

Também neste ano foi feita a aquisição/substituição de 45 coletes balísticos, 180 capas para placas balísticas, 12 capas de coletes modulares para as equipes táticas operacionais (GAT e Canil), insumos para produção de 23 mil munições (pistola 380 e revólver calibre 38) direcionadas ao treinamento paramanutenção do porte da GMA. Foi investido o valor de R$ 85.640,00.

Nesse sentido, o ano também foi marcado pela aquisição de 25 armas eletro-incapacitantes Spark, 40 granadas diversas, 4 sprays espargidores 450 gramas e 120 sprays 125 gramas. O investimento foi de R$ 200 mil. Um guarda municipal foi enviado até a sede da empresa Condor – Tecnologias Não Letais, em Nova Iguaçu (RJ), para se tornar formador de operadores desses equipamentos.

O ano foi marcado ainda pela aquisição de dois cães da raça pastor belga Malinois para o canil da Guarda Municipal: uma fêmea de 1 ano e oito meses, que atende pelo nome “Dara”, pronta para o trabalho, e um filhote macho de três meses, o “Dacs”, em adestramento para socialização, obediência e proteção das equipes de segurança.

“A Guarda Municipal de Arapongas vem sendo modelo para muitos outros municípios. Vários prefeitos têm visitado nossa guarda ou enviado delegações para conhecer os trabalhos realizados aqui antes de implantarem o serviço em suas cidades. Porém, para que esse trabalho seja realizado de forma cada vez melhor, é preciso que se invista sempre em capacitação, em treinamento e em equipamentos”, assinala Argati. “Com o apoio da administração municipal, cada ano avançamos mais nesse sentido”, finaliza o secretário.

Serviços e investimentos no setor de trânsito

Graças à Sestran, Arapongas também segue avançando em matéria de trânsito. Basta lembrar que em 2019 foram instalados mais cinco novos semáforos, todos em locais onde estatisticamente se comprovou volume significativo de acidentes. “Também houve investimentos em pinturas de faixas e em melhorias de sinalização, sempre tendo em vista garantir melhores condições de tráfego e maior segurança para o cidadão”, assinala o secretário Paulo Sérgio Argati.

A Semana Nacional do Trânsito, com o tema “No trânsito, o sentido é a vida”, é um dos exemplos de como a Sestran, com a participação de outras entidades, vem investindo no trabalho preventivo. Nesta semana, foram realizadas 7 blitz educativas, com distribuição de panfletos e informações sobre os riscos de bebidas alcoólicas no trânsito e duas simulações de acidentes, além do Concurso de Experiências Pedagógicas do Trânsito – realizado com professores que criaram projetos pedagógicos voltados ao setor, com premiação de duas viagens para Porto Seguro, medalhas e troféus. Destaque ainda para o Concurso de Cartas aos Motoristas – desenvolvido com os alunos dos quartos anos da rede municipal de ensino, tendo como premiação três bicicletas.

Presença também em ações educativas e sociais

Equipes da Guarda Municipal de Arapongas (GMA) e Secretaria Municipal de Educação, com o apoio do Departamento de Recursos Humanos (RH), realizaram a entrega de mais de 200 quilos de alimentos, além de produtos de limpeza, ao Lar São Vicente de Paulo. A iniciativa celebrou os 11 anos da GM e também contou com a arrecadação de mantimentos realizada ao longo do concurso “Experiências Pedagógicas de Trânsito”, que contou com a participação de professores da rede municipal, tanto das escolas quanto dos Cmei’s.

Através da Patrulha Escolar, no Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agosto) foram realizados quatro pit stops em diversos locais da cidade, com a entrega de panfletos e exibição de placas de conscientização, além de palestras no ambiente escolar e teatro de fantoche.

Patrulha Maria da Penha concorre ao Selo

do Fórum Brasileiro de Segurança Pública

A Patrulha Maria da Penha de Arapongas está entre os 12 finalistas do Brasil e é a única Guarda Municipal do Brasil concorrendo ao selo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O fórum tem como objetivo reconhecer práticas com potencial de transformação em cenários de vulnerabilidade à violência, que este ano tem como foco o enfrentamento à violência contra as mulheres.

O setor conta ainda com o Programa SIGA – Reabilitação para Autores de Violência Doméstica, criado em agosto de 2017 em parceria com o Judiciário e Secretaria Municipal de Saúde. Já passaram pelo programa mais de cem autores de violência doméstica. A finalidade é a auto responsabilização do indivíduo, de maneira a não voltar a cometer o crime, uma vez que os métodos repressivos não são totalmente eficazes.

Botão do Pânico – auxílio na proteção às mulheres

Em abril de 2019, foi implantado em Arapongas o Projeto Botão do Pânico, um programa do Governo Estadual em que 15 municípios do Paraná foram contemplados, sendo requisito essencial a existência da Patrulha Maria da Penha. Até o momento, foram entregues 10 botões do pânico, houve duas devoluções e há oito em uso. O dispositivo é mais uma ferramenta no combate ao descumprimento de medidas de proteção.

Foram realizadas em 2019 campanhas voltadas ao combate e prevenção à violência doméstica. Isso ocorreu nos meses de março, aproveitando o Dia Internacional da Mulher, em abril, com a implantação do Botão do Pânico, em agosto, no aniversário da Lei Maria da Penha, e em novembro, com a Campanha Internacional dos 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência à Mulher. A campanha começou neste dia 25/11, Dia Internacional contra a Violência Doméstica, passará pelo dia 06/12, que é o Dia da Luta do Homem pelo Fim da Violência à Mulher, e se encerrará no dia 10/12, Dia dos Direitos Humanos.

GM Run reúne mais de 500 participantes

Os 11 anos de existência da Guarda Municipal de Arapongas (GMA) foram comemorados com a realização da 4ª. GM Run, evento que proporcionou lazer, saúde e envolvimento social, contando com a participação de mais de 500 atletas.

A Guarda Municipal também é fundamental para garantir a segurança durante os eventos realizados no município. Exemplo ocorreu neste ano, com mais uma edição da “Arapongas Fest”, evento em comemoração ao aniversário da cidade. A Guarda Municipal esteve presente todos os dias, com efetivo médio de 20 agentes, realizando a segurança na parte interna e externa do Expoara, onde a festa reuniu milhares de pessoas de Arapongas e região.

Escolinha reforça a educação no trânsito

Inaugurada em agosto de 2018, a Escolinha de Trânsito “Sargento Benedito de Oliveira” seguiu sendo importante ferramenta educativa ao longo de 2019. Ela é resultado de uma parceria entre a Prefeitura, por meio das Secretarias de Segurança e Trânsito (Sestran) e Educação, Polícia Militar, Viapar, Ministério Público do Trabalho e Instituto Renault e está sediada na 7ª CIPM.

A Escolinha recebe regularmente a visita de alunos e professores e é oportunidade para difundir a cidadania no trânsito. Ela é uma réplica miniaturizada de uma cidade, onde os alunos podem aprender noções básicas de segurança no trânsito, seja como pedestres, seja como ciclistas ou motoristas.

Números do setor de janeiro a agosto de 2019

– Veículos apreendidos: carros 27

– Motos apreendidas: 26

– Aulas na Escolinha de Trânsito: 38

– Palestras de trânsito: 38

– Ocorrências atendidas: 4.261

– Pessoas presas ou aprendidas: 185

– Veículos recuperados: 18

– Vistorias em prédio público: 112

– Atendimentos Maria da Penha: 285

– Registros de Roubo:10

– Registros de Furto: 28

– Atendimentos da Patrulha Ambiental: 248

– Armas apreendidas: 6

– Simulacros apreendidos: 2

– Munições apreendidas: 120

Apreensão de drogas

-132 kg de maconha

– 6,3 kg de cocaína

– 1,8 kg de crack

– 108 gramas de haxixe

– 117 comprimidos Ecstasy

– 6 adesivos de LSD

– 5 lança-perfumes

– 65 frascos loló

Fonte: Prefeitura Municipal de Arapongas