Escola Militar é apresentada aos pais e comunidade da região Sul de Arapongas

Em reunião bastante proveitosa realizada na noite de ontem (28), pais, alunos e comunidade da Zona Sul participaram de uma apresentação do projeto da Escola Militar Municipal de Arapongas – a ser implementada na Escola Municipal Professora Maria Hercília Horácio Stawinski, sendo a primeira em todo o país. O encontro foi ministrado pelo major José Carlos, que será responsável pelos serviços militares da escola, do prefeito Sérgio Onofre, e demais autoridades.

Conforme explicou o major, a chamada Escola Cívico Militar “Dra. Maria Hercília” iniciará suas atividades em fevereiro de 2020, tendo como preceitos fundamentais atingir uma educação de excelência, visando um formação intelectual, ética, cívica e moral, entre os alunos do 1º aos 5º anos. “É importante que os pais entendam a proposta da Escola Militar. Não estamos aqui para formar soldados, e sim, doutrinar dentro da filosofia militar, para que eles sejam disciplinados na escola, e em especial, em casa, levando em consideração que os pais devem ser as primeiras autoridade a quem eles devem respeito. Formando cidadãos conscientes para viver em sociedade”, iniciou. Ele ainda acrescentou que as atividades que serão desenvolvidas visam à valorização e auto-estima de cada aluno, com incentivo a participação nas ações desenvolvidas no âmbito escolar, reconhecendo-os como seres únicos e diferenciados. O desenvolvimento de cada estudante será acompanhado de forma constante por orientadoras e supervisoras. A cada início de semestre, todos os alunos receberão 27 créditos disciplinares e serão avaliados trimestralmente pelo Diretor Disciplinar e pelos Supervisores de Alunos.

O prefeito Sérgio Onofre reiterou o grande passo positivo que Arapongas dará no setor da educação, reforçando a qualidade do ensino. “Esse é um dia que marca a história do município na educação. Conheci de perto os trabalhos realizados na Escola Militar em Curitiba e, sendo instalado aqui em Arapongas colheremos bons frutos. Os moldes da escola militar unem a instituição de ensino e família, através de um sistema democrático organizado, semeando o respeito para com os pais, professores, comunidade e entre os próprios alunos. Sabemos da competência do major J. Carlos e da equipe que vai atuar junto a ele. Essa é uma oportunidade também que os pais se sintam a vontade para esclarecimentos e demais informações”, afirmou. Onofre garantiu ainda que essa será a primeira Escola Militar Municipal, de outras que se estenderão por demais bairros da cidade, além de citar também a instalação da Escola Estadual Militar , convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedu) e Fundepar, no qual, o  município garantiu a construção do Colégio Estadual da Zona Sul. Os investimentos são da ordem de R$ 7,7 milhões. 

Ao final, os presentes fizeram perguntas e elogios, esclarecem dúvidas, tendo boa aceitação por parte dos pais na metodologia a ser aplicada. A reunião contou também com  a presença do secretário de Educação, Professor Peta, secretário de Segurança, Paulo Argati, Policiais Militares da Reserva, vereador Miguel Messias, comandante da 7ª CIPM, Capitão Humberto Cavalcante e diretora Nágila Depretis Santos.

Conheça a Metodologia da Escola Cívico Militar “Dra. Maria Hercília”

Fundamentos:

Destacar a importância da participação dos alunos nas atividades realizadas visando proporcionar o crescimento na formação do aluno. Estas atividades têm como objetivo fundamental a convivência entre as pessoas (alunos, professores, funcionários e pais). No mundo onde os contatos de amizade estão sendo substituídos por contatos virtuais, é importante estimular a troca de opiniões e de respeito às diferentes opiniões. Reconhecer as necessidades dos alunos, inclusive no que tange à sua disciplina e educação.

Supervisão de alunos:

Os Supervisores de alunos são Policiais Militares da Reserva que estão em contato direto com os alunos, sendo estes os responsáveis pela sua coordenação, nas mais diversas atividades desenvolvidas na escola, encaminhando as demandas aos profissionais competentes quando necessário.

Direção:

A Direção disciplinar é exercida por um Militar da Reserva que estará responsável por conduzir os trabalhos relacionados aos assuntos disciplinares da escola em sua totalidade, encaminhando as demandas aos profissionais competentes quando necessário. As questões pedagógicas da escola permanecem sob a responsabilidade da Direção e professores.

Dever:

Será dever da Escola Militar oferecer ao aluno um local adequado, com condições e profissionais preparados, para sua inteira socialização, segurança, desenvolvimento cognitivo, ampliação cultural e espaço de convivência.

Dever da Família:

Os pais devem ensinar aos filhos: Os hábitos diários, os valores e comportamentos. Eles podem até ser favorecidos e estimulados pela escola, como uma parceria, mas não são de responsabilidade da instituição.

Sala de Aula: A sala de aula é o espaço para o desenvolvimento das atividades escolares. As carteiras e o local destinado a cada aluno se darão por meio da definição da Direção Disciplinar e da Orientação Educacional.

Sala de Aula:

Os alunos deverão manter a limpeza e a organização diária das salas de aula, as salas serão vistoriadas pelos Supervisores de Alunos.

Hierarquia: Na escola, alunos de séries superiores ou ainda da mesma série, coordenam a turma, assessorando a Supervisão de Alunos no controle dos alunos em sala de aula e nas formaturas diárias. Neste sentido, cada turma contará com dois alunos em função de coordenação, sendo denominados Chefe e Subchefe de turma.

Ao Diretor Disciplinar cabe, com o auxilio dos Supervisores de alunos, a escolha dos comandantes, baseados em critérios, tais como rendimento escolar e disciplina, entre outras normativas determinadas pela Direção da escola. É importante destacar que todos os alunos que estarão sob a coordenação dos alunos comandantes, chefes e subchefes de turma deverão respeitar e acatar as orientações transmitidas, uma vez que todas as ações se dão por meio da supervisão dos Supervisores de Alunos e Direção Disciplinar.

Apresentação Pessoal dos Alunos:

Os alunos utilizarão uniformes específicos – cedidos pela própria instituição, com fardamento usado por todos os alunos, diariamente, de acordo com o calendário de atividades. Cortes ou penteados (para as meninas) determinados pela escola. As unhas das mãos deverão estar aparadas e limitadas ao tamanho que não ultrapasse a ponta dos dedos.

Concessão de créditos aos alunos que se destacarem:

Receberão créditos os alunos que se destacarem nos seguintes aspectos:

Alcançar em todos os trimestres média igual ou superior a 8,0 (oito vírgula zero) em todas as disciplinas; receberá o Diploma de Honra ao Mérito;

Sobressair-se positivamente em seu comportamento disciplinar; 05 (cinco) pontos.

Sobressair-se positivamente nas diversas modalidades da escola, bem como em atividades extra-curriculares e desfiles. 03 (três) pontos.

 O aluno que praticar alguma transgressão sofrerá deduções nos seus créditos disciplinares toda vez que deixar de cumprir seus deveres. A cada transgressão disciplinar poderão ser avaliadas as circunstâncias atenuantes ou agravantes, podendo ocorrer à diminuição proporcional do número de créditos referenciais.

A dedução dos créditos ocorrerá da seguinte forma:

Transgressões leves – até 02 (dois) créditos;

Transgressões médias – até 04 (quatro) créditos;

Transgressões graves – até 08 (oito) créditos;

Transgressões gravíssimas – até 10 (dez) créditos

Serão registradas em Memorando Disciplinar a concessão bem como a perda de créditos.

O Memorando Disciplinar será um instrumento de comunicação entre a Escola e os pais e/ou responsáveis, no qual constará o número de créditos disciplinares que o aluno possui (Referência Disciplinar). Aos pais e/ou responsáveis cabe acompanhar a referência disciplinar do seu filho, comparecendo à Escola a qualquer momento que se fizer necessário, a fim de esclarecimentos. Caso seja necessário, os pais e/ou responsáveis serão convocados pela Direção Disciplinar e/ou Orientação Educacional a comparecer à Escola.

Mediante o não cumprimento dos seus deveres, os alunos estarão sujeitos às seguintes medidas disciplinares, que deverão ser graduadas conforme a natureza da falta em leve, média, grave e gravíssima, ensejando as seguintes situações: advertência verbal ou por escrito;repreensão;suspensão (aplicada ao aluno em contra-turno escolar, com realização de atividade pedagógica).

Caso seja necessário o afastamento das atividades escolares pelo Diretor Disciplinar, tal medida, com o conhecimento da Orientação Educacional, será informada aos pais ou responsáveis, bem como a causa geradora da transgressão. O aluno cumprirá o afastamento nas dependências da Escola, realizando as mesmas atividades curriculares que estiverem sendo aplicadas em sala de aula. Para o aluno que apresentar problemas de ordem disciplinar, perdendo os 27 créditos cedidos a cada semestre, sua matrícula entrará em situação condicional. Deste modo, após os pais ou responsáveis tomarem ciência e assinarem o termo de matrícula condicional, ficará estabelecido entre as partes de que o aluno não poderá cometer qualquer outra transgressão disciplinar. O termo de matrícula condicional terá validade somente no ano em que houve a assinatura da referida matrícula e a avaliação no término do período de matrícula condicional do (a) estudante se dará pelo Conselho Pedagógico.

MEDALHA DE MÉRITO ESCOLAR

A Escola homenageará, a cada término de Trimestre e do ano letivo, os alunos que se destacarem nos quesitos de nota e disciplina escolar. Esta ação tem como objetivo o incentivo aos hábitos de estudo e a autonomia do aluno no tocante à disciplina e à harmonia do ambiente escolar.

Os homenageados serão os alunos que atingirem média trimestral igual ou superior a 8,0 (oito vírgula zero) em todas as disciplinas, além de ter, por parte da Direção Disciplinar, o conceito disciplinar no referido trimestre. O aluno que atingir a média estabelecida, receberá ao final do trimestre um Diploma de Honra ao Mérito, e aquele que receber o Diploma de Honra ao Mérito, durante os três trimestres ao longo do ano letivo, receberá, em Solenidade, a Medalha de Mérito Escolar da Escola Cívico-Militar Drª Maria Hercilia.

Fonte: Prefeitura Municipal de Arapongas