Secretaria do Meio Ambiente reforça orientações para descarte correto de materiais cortantes e perfurantes

A Prefeitura Municipal de Arapongas, através da Secretaria do Meio Ambiente (Seaspma), em parceria com a Sanetran – empresa responsável pela coleta de lixo doméstico – reitera a toda a população os cuidados básicos e essenciais no descarte de objetos cortantes ou perfurantes para que sejam evitados acidentes com os coletores que prestam serviços no município. Na última quinta-feira (05), foi registrado um acidente de trabalho com um dos coletores, por meio de materiais perfuro-cortantes mal embalados.

“É de extrema importância que a população colabore, não apenas ajudando a manter a cidade limpa, mas também, seguindo requisitos básicos na hora de jogar fora materiais como vidros, alumínios, agulhas, entre outros materiais cortantes ou perfurantes, para que possamos evitar que os funcionários da Sanetran saem machucados, ou até mesmo com lesões graves e riscos de infecções. Todos temos que ter responsabilidade social, atenção com o meio ambiente e empatia por aqueles que trabalham diariamente fazendo  qualquer tipo de serviço que venha a beneficiar a população no geral”, enfatiza o secretário do Meio Ambiente, Renan Manoel.

Saiba como descartar corretamente os objetos cortantes e perfurantes:


1-    Envolva bem os pedaços de vidro em várias folhas de jornal ou plástico bolha, colocando-os em uma caixa de papelão.

2-    Corte uma garrafa pet e deposite os pedaços de materiais como: vidro, lâminas, agulhas, palitos, vidros quebrados, espetos, entre outros. Em seguida, utilize a parte superior da garrafa para fechá-la. É necessário vedá-la com uma fita adesiva. Recomenda-se também o depósito desses materiais  em caixas de leite vazias bem embaladas , ou seja, recipientes mais resistentes que o jornal ou saco plástico comum.

3-    Caso o vidro seja reciclável, como embalagens de bebidas, alimentos ou cosméticos, verifique o dia da coleta seletiva em seu bairro, e descarte o material junto com o lixo limpo, porém, escreva no pacote que contem VIDRO.

Recado Sanetran

Todo final de ano as equipes de coleta de lixo são lembradas por muitos moradores que tem por hábito presenteá-los. É importante destacar que esses profissionais estão em trabalho, por isso, ofertar bebida alcoólica pode colocar em risco à vida da equipe de coleta.
A Sanetran orienta todas as suas equipes que o pedido de doações é proibido, mas permite que seus colaboradores sejam presenteados quando for de espontânea vontade do morador.

Fonte: Prefeitura Municipal de Arapongas