Equipe Tática da Guarda Municipal de Arapongas é considerada uma das mais atuantes do Paraná

O Grupo de Apoio Tático (GAT) da Guarda Municipal de Arapongas foi considerado um dos mais atuantes do estado do Paraná. Os números divulgados pela corporação no fim deste ano de 2019 mostram o desempenho modelo da equipe. Em um dos últimos trabalhos registrados mais de 50 quilos de maconha foram apreendidos.

Atualmente o Grupo de Apoio Tático (GAT) conta com oito integrantes, divididos em duas equipes extremamente preparadas. Assim como outras equipes táticas, o GAT da Guarda Municipal de Arapongas atua em ocorrências consideradas mais graves, como roubos e combate ao tráfico de drogas, além de prestar apoio em qualquer ocorrência onde a atuação rápida seja necessária.

A equipe tática divulgou dados significativos dos trabalhos no ano de 2019. Ao todo o GAT tirou 15 armas de fogo das ruas, entre pistolas, revólveres e uma metralhadora. Foram 98 quilos de maconha apreendidos, quase três quilos de cocaína e mais de dois quilos de crack. Foram mais de 150 pessoas presas, além de menores de idade apreendidos. Em uma dos trabalhos em 2019 a equipe apreendeu 1.350 pontos de LSD. A droga poderia render cerca de R$ 40 mil.

A Guarda Municipal de Arapongas possui uma equipe Canil, que atua também no combate ao tráfico de drogas com cães extremamente treinados.

Táticos do Paraná

Arapongas está ao lado de outras cidades do Paraná que também se destacam pelas equipes táticas da Guarda Municipal, como São José dos Pinhais, a capital Curitiba, Maringá, Ponta Grossa e Londrina. Uma delas é a equipe Ronda Ostensiva Municipal Urbana (ROMU), de Ponta Grossa, que é composta por 16 gm’s incluindo o destacamento de Operações com Cães. A Guarda Municipal conta também com o Grupamento Especial Tático com Apoio de Motocicletas (GETAM), onde mais 10 gm’s atuam. Ao todo são 250 agentes que atuam na GM de Ponta Grossa.

Conforme a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, neste ano de 2019 a Guarda Municipal apreendeu mais de 59 quilos de drogas, sete armas e foram cumpridos 104 mandados de prisão, além da recuperação de 26 veículos.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a estimativa é que Ponta Grossa, a quarta cidade mais populosa do Paraná, termine o ano de 2019 com cerca de 351,736 habitantes. Arapongas conta atualmente com 123,027 habitantes.

Em relação número de habitantes com o número de agentes, a Guarda Municipal de Arapongas se destacou no estado, juntamente com outras cidades.

Agentes de Arapongas

O prefeito de Arapongas, Sergio Onofre, destacou que houve muitos investimentos na Guarda Municipal em 2019. ”Investimos em viaturas, equipamentos e treinamentos, e tudo isso somado com a qualidade dos nossos guardas municipais resultou em um ótimo ano,” afirmou.

Secretário de Segurança e Trânsito, Subtenente Paulo Sérgio Argati e prefeito Sergio Onofre.

Em entrevista ao Fato Atual, o secretário Municipal de Segurança e Trânsito de Arapongas, subtenente Paulo Sérgio Argati, destacou o empenho e dedicação dos gm’s que compõem as equipes táticas. ”Em primeiro lugar tenho que destacar a qualidade de execução nos trabalhos que os guardas municipais desempenham em nossa cidade. Desde o início da implementação desta equipe procuramos colocar agentes com perfis que se encaixam neste tipo de trabalho, e isso faz toda a diferença,” afirma o secretário.

Equipe em patrulhamento.

Ainda conforme Argati, semanalmente a equipe tática passa por treinamentos, instruções e cursos, afim de preparar ainda mais os agentes que compõem o grupo tático. ”Eles trazem a demanda e nós do poder público, com todo apoio do prefeito Sergio Onofre, oferecemos e arcamos com as despesas dessas preparações e treinamentos. Sempre procuramos qualificar os agentes, além de oferecer equipamentos específicos para uma equipe tática, desde armamento de grosso calibre até viaturas mais preparadas,” disse o subtenente.

Argati destaca que os gm’s táticos mantém uma ótima relação com a população araponguense. Inúmeras denúncias anônimas chegam diariamente para a equipe, que após checadas e confirmadas resultam em prisões e apreensões. ”São números que mostram a confiança que a população tem na Guarda Municipal de Arapongas, são grandes apreensões de drogas, prisões de quadrilhas, foragidos, tudo com o apoio dos araponguenses,” finaliza o secretário.