Secretaria de Saúde reitera sobre vacina pentavalente. Ao todo, 13 unidades disponibilizam as doses

A Prefeitura Municipal de Arapongas, através da Secretaria de Saúde reforça que 13 Unidades de Saúde (UBS’s) disponibilizam doses da vacina pentavalente – combinação de cinco vacinas individuais em uma, sendo ofertada na rotina do Calendário Nacional de Vacinação. Para Arapongas, o Ministério da Saúde enviou mil doses da vacina. A vacina pentavalente é aplicada nas crianças aos 2, 4 e 6 meses de idade. Os reforços e/ou complementações em crianças a partir de 1 ano são realizados com a vacina adsorvida difteria, tétano e pertússis (DTP). 

A vacina pentavalente garante a proteção contra a difteria, tétano, coqueluche (também conhecida por pertussis ou tosse comprida), hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo b, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta.

“ Orientamos à população que procure as Unidades de Saúde, que disponibilizam a vacina, para que o maior número de pessoas do público alvo, nesse caso as crianças, sejam devidamente imunizadas. Todo cuidado é pouco, e a prevenção é sempre o melhor remédio”, orienta a   coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde, Graziela Stefanuto.

Em Arapongas, as doses estão disponíveis nos seguintes locais: UBS Aricanduva, 18 Horas São Bento, Centro de Especialidades Jaime de Lima, UBS Caic, UBS São Vicente, UBS Centauro, UBS Cj. Araucária, UBS Tropical, UBS Bandeirantes, UBS Cj. Águias, 18 Horas Cj. Flamingos, UBS Vó Dete (Jardim Primavera) e UBS Araponguinha.

Os pais ou responsáveis devem levar o cartão do SUS, a carteirinha de vacina e um documento da criança.

Fonte: Prefeitura Municipal de Arapongas