Arapongas inicia vacinação contra o sarampo na próxima segunda-feira, 10

A Prefeitura de Arapongas, através da Secretaria de Saúde inicia na próxima segunda-feira (10) a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo, seguindo até o dia 13 de março. Serão vacinadas a população acima de 5 anos até 59 anos (11 meses e 29 dias). “ Preocupados com a saúde, vamos vacinar esse público, tendo em vista que essa população está em fase ativa tanto nas Escolas, universidades, mercado de trabalho, entre outros. Essa é uma estratégia para mantermos a população imune, tendo a prevenção como o melhor remédio”, garante a supervisora de Imunização, enfermeira Drª, Graziela Stefanuto.

O Paraná acompanha as estratégias definidas pelo Ministério da Saúde (MS), porém, define ações diferenciadas para conter a transmissão do vírus no Estado. A campanha nacional preconiza que nesta primeira etapa seja vacinado o público de cinco a 19 anos, entretanto, analisando os casos de sarampo no Paraná, a faixa etária de 20 a 29 anos é a mais acometida pela doença e, como forma de quebrar a transmissão do vírus, o Estado adota uma campanha contemplando as pessoas de cinco até 59 anos.

Em Arapongas, as Unidades de Saúde que vão disponibilizar as vacinas são: 18 Horas do Flamingos, 18 Horas do São Bento, 18 Horas do Petrópolis, UBS Aricanduva, Centro de Especialidades Jaime de Lima, UBS Caic, UBS São Vicente, UBS Centauro, UBS Cj. Araucária, UBS Tropical, UBS Bandeirantes, UBS Cj. Águias, UBS Vó Dete (Jardim Primavera) e UBS Araponguinha.

Lembrando que até o final da campanha, os três 18 Horas irão atender em horário diferenciado, das 07h00 às 22h00.

Para a vacinação é necessária a apresentação do cartão SUS e carteirinha de vacinação.

Fonte: Prefeitura Municipal de Arapongas