Revitalização da Praça Mauá já está 85% concluída

A Praça Júlio Junqueira, conhecida como Praça Mauá, está passando por uma ampla revitalização. Conforme a Secretaria de Obras, os avanços nos serviços já estão 85% concluídos. Nesta etapa, estão em andamento ações de pinturas, revitalização da fonte, instalação de novo calçamento (já quase concluído) e plantio de flores. Nos próximos dias será iniciada a instalação da parte elétrica, além das Academias da Terceira Idade (ATI’s), piso emborrachado para o playground e vários detalhes de paisagismo. O valor do investimento é de R$ 1,4 milhão, com recursos contratados através do Paranacidade. A previsão de entrega da obra concluída é para março.

“A reformulação da Praça Mauá, como é popularmente conhecida, tem avançado com um ritmo intenso de trabalho. Vamos reavivar esse local, tão conhecido pela população, levando uma aparência moderna, organizada e de qualidade, fazendo jus a um dos pontos de referência de Arapongas”, disse o vice-prefeito e secretário de Obras, Jair Milani.

A nova Praça Mauá conta em seu projeto com pergolado em madeira e concreto, deck elevado, chafariz, playground, academia de terceira idade, estacionamentos, rampas de acessibilidade, execução da rua das flores, canteiros para paisagismo, bancos em concreto, bancos em madeira plástica, lixeira em madeira plástica, conjunto de mesas para jogos, bicicletário, tudo somando área de 9.557,39 metros quadrados.

A Praça Mauá foi a primeira a ser construída em Arapongas. Segundo os arquivos do IBGE, ela existe desde a década de 40 e teria sido o marco para o traçado de ruas e logradouros da cidade, feito na época pela Companhia de Melhoramentos Norte do Paraná. O local passou a ser denominado Praça Doutor Júlio Junqueira em dezembro de 1951, em homenagem ao primeiro prefeito eleito em Arapongas. Na década de 60 aconteceu sua primeira e única reforma estrutural.

Fonte: Prefeitura Municipal de Arapongas