Controle de Endemias e Seaspma realizam força-tarefa na Zona Sul

Intensificando o combate ao mosquito aedes aegytpi, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Controle de Endemias em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente(Seaspma) iniciou nesta segunda-feira(02), uma ampla força-tarefa na região Sul de Arapongas. A primeira etapa dos serviços acontece no Jardim Planalto, com roçagem dos terrenos baldios, visitas domiciliares das equipes de agentes de combate a endemias (ACE’s) para o recolhimento dos possíveis criadouros do mosquito, busca ativa de novos casos de dengue ou suspeitos em diversos pontos, além de orientações aos moradores. Nos dias 03 e 04 de março (terça e quarta-feira), as mesmas atividades terão continuidade nos bairros:  Conjunto Padre Bernardo Merckel, São Bento e Alto da Boa Vista.

Conforme o coordenador do Controle de Endemias, Valdecir Pardini, cerca de 60 agentes atuam nos serviços na Zona Sul, região que conta atualmente com 40 notificações e 10 casos positivos para dengue. “ Até o momento, a região Sul de Arapongas é a que conta com mais casos positivos. Por isso, começamos nossa força-tarefa nessa região. Vale lembrar que juntamente com à atuação das nossas equipes, em parceria com o Meio Ambiente, reiteramos para toda a população que nos ajude nessa ação importante e urgente. Combater o mosquito da dengue é um dever de todos”, reforça. Pardini ressalta ainda cuidados fundamentais para a prevenção e combate à dengue que devem ser desenvolvidos pela população, entre eles:  instalação de telas de proteção em janelas, uso de repelentes, somados à limpeza e eliminação do acúmulo de água parada, que pode acontecer em vasos de plantas, garrafas, pneus, caixas d’água, calhas, reservatório da geladeira, entre outros.

No decorrer das semanas os mutirões dos serviços também serão estendidos para outros bairros de Arapongas. Na quarta-feira (04), um novo boletim epidemiológico será apresentado pelo Controle de Endemias.

Fonte: Prefeitura Municipal de Arapongas