Multa ambiental de R$ 25 mil é aplicada em empresa de materiais recicláveis

A Prefeitura de Arapongas, através da Secretaria do Meio Ambiente(Seaspma) aplicou multa de R$ 25.912,56 em uma empresa de materiais de resíduos recicláveis, localizada no Conjunto São Bento, Zona Sul da cidade. De acordo com a Seaspma, a empresa não tem alvará e nem CNPJ, além de contar com outras irregularidades, como disposição de resíduos sólidos a céu aberto, contaminação do solo por geração de efluentes, estruturas precárias gerando risco aos trabalhadores do local e atividades em condições insalubres. Com isso, além da aplicação de multa, foi aplicada notificação de embargo e interdição total das atividades até a regularização, remoção e destinação adequada dos resíduos. O auto de infração ambiental aplicado foi de 101 Unidades Fiscais de Arapongas (UFAs).

Conforme informações, a ação ocorrida na última quarta-feira (18), contou também com os serviços do Controle de Endemias, Vigilância Sanitária e do Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) da Guarda Municipal.

Segundo o setor de endemias, por se tratar de um ponto estratégico, inúmeras visitas, informações e notificações já haviam sido repassadas ao responsável pelo local, que não acatou as orientações. “ Com a situação alarmante do local, que já apresentava diversas notificações e demais irregulares ambientais e sanitárias, juntamente com os outros órgãos, atuamos nesse caso. O estabelecimento foi fechado”, afirma o coordenador, Valdecir Pardini. Ainda segundo ele, diante do caso, é importante que toda a população, em especial, os donos de demais pontos estratégicos (ferro velho, borracharia, além do cemitério), estejam atentos e dentro da regularidade.

Casos de dengue – O Boletim Epidemiológico de Arapongas referente à semana do dia 08 a 14 de março mostra que subiu para 85 os casos confirmados de dengue (48 casos contraídos dentro do município e 37 importados). Com isso, são 538 notificações; 204 casos em investigação e 249 casos negativos. No boletim anterior, Arapongas apresentava 68 positivos para dengue. “Por isso, a importância da mobilização de todos na luta, combate e prevenção da dengue”, finaliza Pardini.

Em caso de orientações, denúncias e demais informações, a população deve contatar o Controle de Endemias, através dos telefones 3902-1079 ou 153 – Guarda Ambiental.

Fonte: Prefeitura Municipal de Arapongas