Prefeitura anuncia lockdown no final de semana para conter o coronavírus

A Prefeitura de Arapongas vai decretar lockdown – versão mais rígida do distanciamento social e quando a recomendação se torna obrigatória – nos dias 01 e 02 de agosto (sábado e domingo.)  O anuncio foi feito pelo prefeito Sérgio Onofre, nesta terça-feira, 28. O decreto será publicado na quinta-feira, 30. O toque de recolher começa na sexta-feira, 31 de julho, a partir das 22h, e visa gerar maior conscientização, além de um meio para desacelerar a propagação do coronavírus (Covid-19). A Feira Livre também está suspensa.  

Onofre explica que a decisão foi tomada junto à Secretaria Municipal de Saúde e que, havendo necessidade, será imposta novamente. “Se não abaixarmos a curva, vamos ter outras situações de fechamento geral. Inicialmente será neste final de semana. Não haverá feiras livres e todas as atividades comerciais e templos religiosos estarão suspensos. Haverá fiscalização rigorosa. Temos notado que as recomendações de isolamento e distanciamento social, ou até mesmo o simples uso de máscaras, não têm sido acatadas o suficiente, por isso tomamos essa decisão”, afirma. Ele reforça ainda que, havendo descumprimento, os estabelecimentos estarão sujeitos a penalidades. 

ACIA – Ainda nesta terça, 28, Onofre esteve reunido com representantes da Associação Comercial e Empresarial de Arapongas (ACIA). Para a presidente, Evelyse Segura, a decisão é válida e não afetará bruscamente o comércio. “Será um fechamento neste final de semana, a fim de enfatizar a importância de se cumprir as recomendações em saúde. Acreditamos que tudo ocorrendo de maneira positiva, no próximo final de semana, que antecede o Dia dos Pais, poderemos manter nossas atividades comerciais, sempre zelando pela segurança e saúde dos lojistas e consumidores”, afirmou.


SERVIÇO:
Veja o que vai funcionar nos dias 01 e 02 de agosto:
– Farmácias
– Postos de Combustíveis (sem abrir lojas de conveniência) 
– Estabelecimentos de Saúde
– Estabelecimentos que forneçam exclusivamente serviços de delivery – entrega domiciliar 
– Mercados,  supermercados, padarias e açougues