Bahia supera Jequié pela estreia no Campeonato Baiano com a força da juventude e promessas da base tricolor
O Bahia iniciou sua jornada no Campeonato Baiano de 2024 com o pé direito, demonstrando que a aposta na juventude pode render bons frutos. O maior vencedor e atual campeão do torneio conquistou uma importante vitória sobre o Jequié por 4 a 2, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, em Salvador.
A partida, válida pela primeira rodada, foi marcada pela performance destacada de jovens atletas, em especial o atacante Ruan Pablo, de apenas 17 anos, que já ostenta uma impressionante multa contratual de 200 milhões de euros para o futebol europeu.
Este triunfo na estreia ressalta a estratégia do clube de dar espaço a jogadores que retornaram de empréstimo e a revelações das categorias de base, conforme informações da Agência Brasil.
O Início Promissor e a Força da Base do Esquadrão
O Esquadrão de Aço não demorou a abrir o placar. Aos seis minutos, após uma jogada individual de Dell, a bola sobrou para Jota, volante de 21 anos que retornou de empréstimo ao Criciúma. Ele finalizou da entrada da área, no canto direito do goleiro André Lucas, balançando as redes.
A utilização de atletas pouco aproveitados pelo técnico Rogério Ceni, assim como a valorização de talentos da base, é a tônica do Bahia neste início de Estadual. Os principais nomes do elenco profissional iniciaram a pré-temporada há menos de uma semana, abrindo espaço para essas novas oportunidades.
O goleiro João Paulo, que chegou do Santos em agosto e ainda não havia estreado, também teve sua chance. A linha ofensiva escalada para o confronto contra o Jequié tinha uma média de idade de apenas 17 anos, composta por Kauê Furquim, Ruan Pablo e Dell.
Ruan Pablo e o Show dos Garotos Talentosos
Apesar do Jequié ter conseguido o empate aos 23 minutos com Tiago Recife, após uma jogada rápida e um chute na trave de João Grilo, o Bahia retomou o controle e começou o seu show particular. O jovem Ruan Pablo foi o grande destaque da noite.
Aos 35 minutos, após rebote do goleiro André Lucas em chute de Pedrinho, Ruan Pablo apareceu para marcar o segundo gol do Bahia. Pouco depois, aos 41, o atacante aproveitou outro rebote, desta vez de uma finalização de Dell, para fazer seu segundo gol na partida e o terceiro do Esquadrão.
Dell, apelidado carinhosamente de “Haaland do Sertão” pela sua semelhança física e faro de gol com o centroavante norueguês, também teve participação crucial nos lances. Ele e Ruan Pablo, inclusive, defenderam a seleção brasileira sub-17 no Campeonato Mundial da categoria no ano passado.
Reação do Jequié e Controle Final do Esquadrão
No segundo tempo, o ritmo da partida diminuiu, mas o Jequié, com um melhor condicionamento físico aparente, conseguiu diminuir a desvantagem. Aos 18 minutos, o atacante Nael recebeu pela esquerda, driblou a marcação de Ruan Pablo e finalizou cruzado, no ângulo de João Paulo, marcando um golaço.
Contudo, o time do interior não conseguiu capitalizar o bom momento. O Bahia demonstrou maturidade para retomar o controle das ações, mesmo com um time jovem em campo. Nos acréscimos, o zagueiro Fredi, de cabeça, após cobrança de escanteio de Rodrigo Nestor, selou a goleada por 4 a 2.
A vitória na estreia no Campeonato Baiano com um elenco repleto de promessas é um indicativo positivo para o Bahia, que busca seu 52º título estadual. A performance dos jovens atletas, especialmente de Ruan Pablo, mostra que o futuro do Esquadrão de Aço pode ser muito promissor.