O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) fez um novo pedido de prisão preventiva contra João Ricardo Rangel Mendes, ex-CEO da agência de viagens Hurb, anteriormente conhecida como Hotel Urbano. A solicitação ocorre devido ao flagrante descumprimento de medidas cautelares que haviam sido impostas pela Justiça.

Mendes foi detido na segunda-feira, dia 5, no Aeroporto Regional de Jericoacoara, no Ceará. Na ocasião, ele estava portando um documento falso e sua tornozeleira eletrônica, um dos dispositivos de monitoramento, encontrava-se completamente descarregada, evidenciando as violações.

As medidas cautelares aplicadas a Mendes são resultado de sua prisão em flagrante por furto de obras de arte e outros objetos. A denúncia formal pelo MPRJ, ocorrida em maio de 2025, já apontava para crimes de furto qualificado e adulteração de identificação de veículo, conforme informações divulgadas pelo próprio Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ).

A Nova Detenção e as Violações

A recente prisão de João Ricardo Rangel Mendes em Jericoacoara, Ceará, trouxe à tona o descumprimento de importantes determinações judiciais. O ex-CEO da Hurb foi encontrado com um documento falso, o que por si só já configura uma infração grave.

Além disso, a tornozeleira eletrônica que deveria monitorar seus passos estava descarregada, tornando ineficaz a medida de controle. Esses fatos foram cruciais para que a Promotoria solicitasse, nesta terça-feira, dia 6, a prisão preventiva de Mendes, ressaltando a reincidência nas violações.

A ausência de relatórios médicos mensais, exigidos desde setembro, também foi um ponto destacado pelo MPRJ. A combinação desses elementos sugere um desrespeito reiterado às decisões da Justiça.

As Medidas Cautelares e os Crimes Anteriores

As medidas cautelares que João Ricardo Rangel Mendes desrespeitou foram impostas após sua prisão em flagrante, resultante de uma série de furtos. Os crimes foram praticados no dia 25 de abril de 2025, em diferentes locais no Rio de Janeiro.

Em um dos episódios, o denunciado se disfarçou de entregador de aplicativo para furtar um quadro, escondendo a peça em uma bolsa de entregas. No mesmo dia, ele se apresentou como eletricista para invadir um escritório de arquitetura, de onde subtraiu quadros, uma mesa digitalizadora e duas carteiras com dinheiro, entre outros itens.

A denúncia do MPRJ detalha que o ex-CEO da Hurb também furtou uma obra de arte e três esculturas do Hotel Hyatt, na Praia da Barra da Tijuca. No dia seguinte, foram levados dois quadros do escritório Duda Porto Arquitetura, além de um iPad e a carteira do proprietário, dentro do Casa Shopping, no mesmo bairro.

Histórico Judicial e Reincidência

Após um período em prisão preventiva, a custódia de João Ricardo Rangel Mendes foi substituída por medidas cautelares. Entre as exigências judiciais estavam a monitoração eletrônica, a proibição de se ausentar da cidade sem autorização prévia da Justiça e a apresentação obrigatória de relatórios médicos mensais no processo.

No entanto, o incidente no Ceará, onde foi preso com documento falso e a tornozeleira descarregada, somado à falta de envio de relatórios médicos desde setembro, demonstram um padrão de descumprimento das cautelares. O MPRJ argumenta que tal conduta configura um claro desrespeito às determinações judiciais, justificando o novo pedido de prisão preventiva para o ex-CEO da Hurb.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Handebol Brasil Imbatível: Seleção Vence Uruguai e Paraguai, Mantém Invencibilidade e Busca Tricampeonato e Vaga no Mundial da Alemanha

A seleção brasileira de handebol Brasil masculino tem feito uma campanha impecável…

Lula e Petro em Diálogo Urgente: Presidentes Expressam Grande Preocupação com a Invasão e Crise na Venezuela e Anunciam Ajuda Humanitária

Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, e Gustavo Petro,…

Lula Veta Benefícios Fiscais Cruciais à Venda de Jogadores e Altera Regras de Fidelidade em Reforma Tributária, Impactando SAFs e Consumidores

O cenário econômico brasileiro passa por atualizações importantes com a sanção da…

Mega-Sena Sorteia R$ 20 Milhões Acumulados Nesta Terça-Feira, Veja Como Apostar e Onde Assistir ao Vivo

A chance de mudar de vida está batendo à porta novamente, com…