Kleber Mendonça Filho, diretor do aclamado ‘O Agente Secreto’, vencedor do prêmio de Melhor Filme Internacional no Critics Choice Awards 2026, levantou uma importante discussão. O cineasta expressou seu descontentamento com a forma como a categoria de filmes estrangeiros foi tratada na premiação.

Diferente das demais, a entrega do troféu ocorreu no tapete vermelho, de forma informal, e não no palco principal ou com transmissão ao vivo. A situação pegou o diretor de surpresa e gerou uma forte reação.

Mendonça apelou por maior respeito às produções de outros países, especialmente em um cenário político global sensível, conforme informações divulgadas.

“Grande Erro”: A Crítica de Mendonça

A vitória de “O Agente Secreto” no Critics Choice Awards 2026, um dos eventos que antecede o Oscar, foi marcada por uma entrega incomum. O prêmio para filmes estrangeiros foi concedido no tapete vermelho, durante uma entrevista, e não durante a cerimônia principal.

Kleber Mendonça Filho classificou o ocorrido como um “grande erro”. Ele declarou: “Eu acho que foi um grande erro. E eu espero que no ano que vem os filmes estrangeiros tenham um tratamento mais respeitoso”. O diretor exige mais dignidade para as obras internacionais.

Contexto Político dos EUA e a Desvalorização

A crítica de Mendonça vai além da logística. Ele conectou a atitude do Critics Choice Awards ao atual cenário político dos Estados Unidos, que exibe uma “energia tão negativa em relação ao elemento externo, estrangeiro, imigrante”.

O diretor considerou que premiar filmes estrangeiros “do lado de fora como uma coisa super frívola e superficial, quase como uma brincadeira…Eu acho que não pegou bem de forma alguma”, em um evento com tantos cineastas internacionais presentes.

Futuro das Premiações Internacionais

O Critics Choice Awards, da Associação dos Críticos de Cinema (BFCA), é um termômetro para o Oscar, principal premiação do cinema americano. O tratamento dado aos filmes estrangeiros, portanto, ganha peso.

Com os concorrentes ao Oscar a serem anunciados em 22 de janeiro e a cerimônia em 15 de março, a declaração de Kleber Mendonça é um chamado para que a indústria reconheça o valor das produções internacionais, garantindo que os filmes estrangeiros recebam o respeito que merecem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Criador de Round 6, Hwang Dong-hyuk, retorna à Netflix com ‘The Dealer’, um drama policial eletrizante ambientado no submundo dos cassinos e golpes imobiliários

Hwang Dong-hyuk, o aclamado criador por trás do fenômeno global Round 6,…

Alckmin Reforça Otimismo para Petróleo Brasileiro e Minimiza Impactos da Crise na Venezuela: Entenda o Cenário Global e o Poder do Pré-Sal

Alckmin Reforça Otimismo para Petróleo Brasileiro e Minimiza Impactos da Crise na…

Globo de Ouro 2026: Saiba Onde Assistir e Que Horas Começa a Premiação Histórica com Wagner Moura e ‘O Agente Secreto’ em Destaque

O aguardado Globo de Ouro 2026 está marcado para o dia 11…

FGC Começa a Pagar Credores do Banco Master Nesta Segunda-Feira: Saiba Quem Recebe e Como Funciona a Garantia de R$ 250 Mil

O Fundo Garantidor de Crédito (FGC) inicia nesta segunda-feira, 19 de fevereiro,…