O renomado diretor brasileiro Kleber Mendonça Filho, de 57 anos, expressou seu profundo descontentamento com a maneira pela qual as grandes premiações nos Estados Unidos têm tratado os filmes estrangeiros.
A controvérsia veio à tona após a cerimônia do Critics Choice Awards de 2026, onde seu aclamado filme, “O Agente Secreto“, foi agraciado com o prêmio de Melhor Filme de Língua Não-Inglesa.
Contudo, a forma inesperada e improvisada da revelação do prêmio gerou um grande desconforto, levando o cineasta a classificar o ocorrido como um “grande erro”, conforme informações divulgadas pela BBC Brasil.
A Polêmica Entrega do Critics Choice Awards
O incidente que gerou a insatisfação de Kleber Mendonça Filho ocorreu no tapete vermelho do evento. Enquanto concedia uma entrevista ao lado de sua esposa e produtora, Emilie Lesclaux, a apresentadora o interrompeu para anunciar o vencedor da categoria.
A revelação foi feita de forma súbita: “Eu tenho uma surpresa muito especial para você. Parabéns! O Critics Choice Awards de Melhor Filme Estrangeiro vai para ‘O Agente Secreto'”, declarou a entrevistadora.
A surpresa do diretor foi evidente. Ao ser questionado se não fazia ideia da vitória, Kleber respondeu com um genuíno “Não”, demonstrando que a notícia foi totalmente inesperada e não ocorreu durante a cerimônia principal, como de costume para prêmios de tal magnitude.
“Grande Erro” e o Contexto Político
Em entrevista à BBC Brasil, Kleber Mendonça Filho não poupou críticas à organização do evento. “Acho que tudo aquilo não teve um resultado muito positivo para o Critics Choice Association. Acho que foi um grande erro”, avaliou o diretor.
Ele relacionou o tratamento dado às categorias e produções internacionais com o atual momento político dos Estados Unidos. Para Kleber, há uma “energia tão negativa em relação ao elemento externo, ao estrangeiro, ao imigrante” no país.
Nesse cenário, entregar um prêmio internacional de forma “super frívola e superficial, quase como uma brincadeira”, com todos os diretores presentes, “não pegou bem, de forma alguma”, segundo o cineasta brasileiro. Ele enfatiza a necessidade de mais respeito.
Um Apelo por Mais Respeito aos Filmes Estrangeiros
A repercussão da entrega do prêmio de Melhor Filme de Língua Não-Inglesa foi global, levantando discussões sobre a valorização do cinema não-americano em grandes eventos de Hollywood. A organização do evento, por sua vez, costuma deixar algumas categorias fora da transmissão principal devido à quantidade de premiados e ao tempo limitado.
Contudo, Kleber Mendonça Filho espera que haja uma mudança de postura. “E eu espero que, no ano que vem, os filmes estrangeiros tenham um tratamento mais respeitoso“, concluiu o diretor, reforçando a importância de reconhecer o valor e a relevância das produções internacionais com a devida solenidade.