O pastor Silas Malafaia, figura proeminente e aliado próximo do ex-presidente Jair Bolsonaro, utilizou suas redes sociais para expressar seus parabéns à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, pela sua atuação.
A celebração veio após a articulação que levou à transferência de Bolsonaro da Superintendência da Polícia Federal para um complexo penitenciário próximo à Papuda, em Brasília.
Malafaia classificou a mudança como uma “vitória”, embora veja a prisão como resultado de “vergonhosa perseguição política”, conforme informações apuradas.
A Articulação pela Mudança de Local
A transferência de Bolsonaro para o batalhão da Polícia Militar, nas proximidades do Complexo Penitenciário da Papuda, foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão ocorreu após sucessivas reclamações sobre as condições da sala de Estado-maior da PF, onde Bolsonaro estava detido desde novembro do ano passado.
Malafaia destacou a influência de Michelle Bolsonaro e Tarcísio de Freitas. A dupla teria conduzido uma “campanha humanitária” junto a colegas de Moraes no STF, visando sensibilizá-lo para a necessidade de uma prisão domiciliar humanitária para o ex-presidente.
Para o pastor, essa articulação foi crucial para a transferência de Bolsonaro à Papudinha. Em sua conta no X, ele escreveu: “PARABÉNS A MICHELLE E TARCÍSIO! Souberam articular para tirar Bolsonaro da PF para um lugar melhor. Certas vitórias se conquistam por etapas, não é o ideal porque a prisão é resultado de vergonhosa perseguição política”.
Melhores Condições: A Visão dos Aliados
A percepção de que a nova localização é um “lugar melhor” não é exclusiva de Malafaia. O deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) também considerou a transferência de Bolsonaro positiva, apesar da possibilidade de a esquerda “usar” o nome da “Papudinha” para fazer piadas.
Gayer detalhou as vantagens do novo local: “Ele vai poder caminhar, tomar sol. É uma espécie de casa. Ele vai poder receber a família por três horas. É uma vitória, o que a gente está vendo é um recuo em relação à situação que a gente estava”. Essa visão reforça o sentimento de alívio entre os apoiadores do ex-presidente.