Brasil vive grande expectativa no Oscar 2026 com “O Agente Secreto” cotado para Melhor Filme Internacional e Ator; outras produções brasileiras também buscam indicações.

O mundo do cinema volta seus olhos para Hollywood nesta quinta-feira, 22 de janeiro, aguardando o anúncio dos indicados ao Oscar 2026. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas revelará os concorrentes a partir das 10h30, horário de Brasília, em um evento que promete fortes emoções para cinéfilos e a indústria.

Para o Brasil, a expectativa é altíssima, impulsionada pela aclamada produção ‘O Agente Secreto’. O longa-metragem de Kleber Mendonça Filho desponta como um dos favoritos em diversas categorias, podendo trazer indicações históricas para o país, conforme informações que movimentam o cenário cinematográfico.

Além do filme principal, outras obras nacionais como curtas e documentários também sonham com uma vaga na premiação mais prestigiada do cinema mundial, segundo a cobertura que se inicia.

A Trajetória de ‘O Agente Secreto’ e o Sonho Brasileiro no Oscar

O filme ‘O Agente Secreto’ tem acumulado uma impressionante série de prêmios desde sua estreia mundial em maio de 2025, no Festival de Cannes. Essa trajetória vitoriosa ampliou significativamente sua presença em festivais e campanhas de divulgação, colocando-o em uma posição de destaque para o Oscar.

Diferente de outras produções, a campanha de ‘O Agente Secreto’ foi mais longa e estratégica. O longa saiu vitorioso do Globo de Ouro, a segunda premiação mais importante do cinema, conquistando o prêmio de Melhor Filme Internacional e de Melhor Ator de Drama para Wagner Moura. Essa foi a primeira vez que um filme brasileiro levou dois troféus na cerimônia.

A produção já havia sido pré-selecionada pelo Oscar em dezembro para as listas de Melhor Filme Internacional e Melhor Direção de Elenco. Além disso, Wagner Moura, protagonista do filme, está entre os favoritos para receber uma histórica indicação na categoria de Melhor Ator, e Tânia Maria é cotada para Melhor Atriz Coadjuvante.

Outros Talentos Brasileiros Brilham na Disputa por uma Indicação

O Brasil não deposita suas esperanças apenas em ‘O Agente Secreto’. Outras produções nacionais também estão na pré-lista para as cobiçadas indicações. O curta-metragem ‘Amarela’, de André Hayato Saito, é um forte concorrente na categoria de Melhor Curta-Metragem.

A produção acompanha Erika Oguihara, uma adolescente nipo-brasileira que lida com questões de pertencimento, identidade e racismo, torcendo pela seleção brasileira na Copa do Mundo de 1998. O filme tem sido elogiado por ampliar narrativas de ascendência asiática no audiovisual brasileiro.

Na categoria de Melhor Documentário, dois filmes brasileiros estão entre os 15 pré-selecionados. ‘Yanuni’, um documentário brasileiro e indígena dirigido pelo austríaco Richard Ladkani, com produção de Juma Xipaia e Leonardo DiCaprio, aborda a luta contra o garimpo ilegal na Amazônia.

‘Apocalipse nos Trópicos’, de Petra Costa, a mesma diretora de ‘Democracia em Vertigem’ (indicado ao Oscar 2020), explora o impacto do movimento evangélico na política brasileira. O talento brasileiro também se estende à fotografia, com Adolpho Veloso pré-selecionado na categoria de Melhor Direção de Fotografia pelo filme ‘Sonhos de Trem’.

As Categorias em Destaque e a Cobertura Especial

Para a categoria de Melhor Filme Internacional, ‘O Agente Secreto’ chega como um dos favoritos entre os 15 filmes pré-selecionados. Destes, apenas cinco serão escolhidos para concorrer à estatueta, tornando a disputa acirrada e cheia de expectativas para o Brasil.

Além das categorias em que os filmes brasileiros se destacam, a Academia também anunciou previamente os pré-selecionados em outras sete categorias. Incluem curta de animação, documentário curto, cabelo e maquiagem, trilha sonora, canção, som e efeitos especiais, mostrando a amplitude da premiação.

A BBC News Brasil iniciará sua cobertura em tempo real a partir das 8h, horário de Brasília, oferecendo contextos e análises aprofundadas sobre o prêmio. Acompanhar o anúncio dos indicados às 10h30 será fundamental para saber quais produções brasileiras farão história nesta edição do Oscar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Chocante: Bodo/Glimt surpreende o Manchester City de Haaland e abre 2 a 0 na Champions League, agitando o placar na Noruega

Uma verdadeira surpresa marcou a 7ª rodada da Champions League nesta terça-feira,…

Will Bank: Como o Vínculo de Interesse com o Banco Master e Dívidas com Mastercard Levaram à Liquidação Extrajudicial

O cenário financeiro brasileiro registrou um novo desdobramento com a liquidação extrajudicial…

Nacional-SP x Internacional na Copinha: Saiba Onde Assistir ao Duelo Decisivo do Grupo 32 e Horário para Não Perder a Emoção!

A Copa São Paulo de Futebol Júnior 2026 está pegando fogo, e…

Com brilho de Carlos Vinicius, Grêmio vence Guarany de Bagé por 2 a 0 e assume liderança do Gauchão 2026

O Grêmio conquistou uma importante vitória sobre o Guarany de Bagé por…