Nicolás Maduro Guerra, amplamente conhecido como ‘Nicolasito’, ganhou os holofotes recentemente na Venezuela. Sua proeminência ascendeu apenas dois dias após a operação que levou seu pai, Nicolás Maduro, a ser capturado e transferido para Nova York para responder a processos por narcoterrorismo, tráfico de drogas e posse de armas.
Em meio a esse cenário de turbulência política, ‘Nicolasito’, que atua como deputado na Assembleia Nacional da Venezuela, fez um discurso contundente. Ele condenou veementemente a operação americana, defendendo seu pai e sua esposa, Cilia Flores, que também foi detida.
As acusações contra Nicolasito, filho de Maduro, feitas pelo Departamento de Justiça dos EUA, são graves e o inserem em uma suposta rede que colaboraria com cartéis de drogas para importar grandes quantidades de cocaína para os Estados Unidos, conforme informações divulgadas pela CNN.
Quem é Nicolás Maduro Guerra e Sua Trajetória Política?
Nicolás Maduro Guerra, filho mais velho de Nicolás Maduro com Adriana Guerra Angulo, tem 35 anos, é economista e atualmente cursa doutorado na UCAB. Sua entrada na política ocorreu em 2013, logo após seu pai assumir a presidência da Venezuela após a morte de Hugo Chávez, conforme a acusação dos Estados Unidos.
Em 2017, ele integrou a Assembleia Nacional Constituinte, presidida por Delcy Rodríguez. Posteriormente, tornou-se deputado da Assembleia Nacional, cargo que ocupa até hoje. Na Assembleia, ‘Nicolasito’ é membro da Comissão Permanente de Economia, Finanças e Desenvolvimento Nacional, e de grupos de amizade com países como Rússia, China e Japão.
Dentro do PSUV (Partido Socialista Unido da Venezuela), ele foi responsável por gerir as relações com igrejas e instituições acadêmicas, assumindo a vice-presidência de Assuntos Religiosos do partido em 2022. Sua visita à UCAB em 2023, no entanto, gerou críticas de estudantes que o associaram ao