O Secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, trouxe à tona neste domingo uma série de declarações contundentes que agitam o cenário geopolítico, negando que o acordo comercial com a União Europeia (UE) esteja completamente finalizado. Suas palavras reacendem o debate sobre as relações internacionais e a política externa americana.

Em uma entrevista ao programa Meet the Press, da NBC, Bessent defendeu as novas tarifas impostas sobre a Groenlândia, uma medida que, segundo ele, não deve ser vista como um fator que minará a confiança de outros parceiros comerciais dos Estados Unidos. A justificativa para a ação se baseia em uma perspectiva de segurança e força nacional.

As falas do Secretário do Tesouro americano oferecem um vislumbre da atual postura do governo frente a acordos e disputas internacionais, com foco especial na estratégica Groenlândia e nas implicações para a OTAN, conforme informações divulgadas pela NBC.

Acordo com a União Europeia e a Política de Tarifas

Scott Bessent foi categórico ao afirmar que o acordo comercial com a União Europeia ainda não foi finalizado. Ele fez questão de diferenciar as ações emergenciais, como a imposição de tarifas sobre a Groenlândia, de um processo de negociação comercial mais amplo e duradouro.

“O acordo comercial com a União Europeia não foi finalizado. E uma ação de emergência pode ser muito diferente de buscar outro acordo comercial”, disse Bessent, defendendo as tarifas adicionais impostas pelo presidente Donald Trump. Ele argumentou que outros países, como China e Índia, estão sujeitos a riscos semelhantes de ações tarifárias caso o equilíbrio comercial seja quebrado.

O secretário do Tesouro utilizou o exemplo do consumo de petróleo russo pelos europeus, que já resultou em tarifas adicionais, para ilustrar a capacidade do presidente de usar seus poderes emergenciais. Segundo Bessent, “o presidente utiliza seus poderes emergenciais para resolver essas questões”.

A Groenlândia como Ponto Estratégico e a Visão Americana

Para Bessent, a forma como os europeus lidam com a questão do petróleo russo demonstra uma incapacidade de proteger seu próprio território de ameaças externas. Essa visão se estende à Groenlândia, sugerindo que a Europa não seria capaz de defender a ilha em caso de ataque.

“Europeus projetam fraqueza, os EUA projetam força”, declarou Bessent, reforçando a ideia de que a América é “o país mais forte no mundo”. Ele sublinhou a importância estratégica da Groenlândia, especialmente no contexto da crescente disputa pelo Ártico.

O secretário alertou para uma iminente “luta pelo Ártico”, que, “pode não ser no próximo ano, ou nos próximos cinco anos, mas a luta pelo Ártico é real”. Ele enfatizou que os EUA seriam arrastados para um conflito se a Rússia atacasse a Groenlândia ou outra região, devido às garantias da OTAN.

“É melhor a paz através da força, tornando-a parte dos EUA agora, e não haverá conflito”, argumentou Bessent, ecoando os argumentos do presidente Trump sobre a importância da ilha para a segurança nacional, incluindo a construção do Domo Dourado e sistemas de mísseis.

O Futuro da OTAN e a ‘Paz pela Força’

Questionado sobre a possibilidade de uma ação militar na Groenlândia, Bessent evitou descartá-la, limitando-se a dizer que não conversou com o presidente Trump sobre o assunto. Suas declarações indicam uma postura firme e proativa dos EUA em relação à ilha.

Ele também minimizou as preocupações de que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) pudesse ser comprometida ou mesmo “acabar” caso os EUA atacassem a Groenlândia. A visão de Bessent é de que os aliados europeus acabarão por compreender a necessidade da proteção americana.

“Os europeus vão mudar de opinião e entender que precisam estar sob nossa proteção, com a Groenlândia sob nosso controle”, frisou Bessent, reforçando a ideia de que a soberania americana sobre a ilha é um caminho para garantir a estabilidade e a segurança na região e para a aliança transatlântica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Crise na Groenlândia? Secretário do Tesouro dos EUA Pede Calma e Descarta ‘Histeria’ em Disputa Comercial com a Europa

A situação envolvendo a Groenlândia, uma parte autônoma do Reino da Dinamarca,…

Reajuste INSS: Aposentadorias e Pensões Acima do Salário Mínimo Têm Novos Valores e Teto de R$ 8.475,55; Veja Calendário e Alíquotas!

As aposentadorias e pensões do INSS que superam o salário mínimo nacional…

Mercado de Trabalho dos EUA Surpreende: Pedidos de Auxílio-Desemprego Caem para 198 Mil, Desafiando Expectativas de Analistas

O mercado de trabalho dos Estados Unidos registrou uma queda surpreendente nos…

Ibovespa Hoje Ao Vivo: Bolsa Rompe 166 Mil Pontos e Renova Máxima Histórica em Meio a Tensões Globais e Recuperação Interna

Mercado Brasileiro Desafia Tensões Globais e Impulsiona Ibovespa a Nova Máxima Histórica…