O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira, 8 de agosto, que instruiu seus representantes a comprar US$ 200 bilhões em títulos hipotecários. A declaração, feita em sua plataforma Truth Social, visa impactar diretamente o mercado imobiliário americano.
Segundo Trump, essa ação fará com que as taxas de hipoteca caiam, diminuindo os pagamentos mensais e tornando o custo de possuir uma casa mais acessível. Ele descreveu a iniciativa como um passo para “restaurar a acessibilidade”, que, em sua visão, a administração Biden “absolutamente destruiu”.
Justificativa e Impacto no Mercado Habitacional
Trump justificou a compra de títulos hipotecários lembrando que não vendeu a Fannie Mae e a Freddie Mac em seu primeiro mandato. Ele afirmou que as agências agora valem “muitas vezes esse valor”, possuindo “US$ 200 bilhões em dinheiro” para a operação. A expectativa é que essa injeção de capital force a queda das taxas de juros, beneficiando consumidores.
Paralelamente, o diretor da Agência Federal de Financiamento Habitacional (FHFA), Bill Pulte, informou que Trump decidirá sobre uma possível oferta pública inicial (IPO) para Fannie Mae e Freddie Mac dentro dos próximos “um ou dois meses”. Essa decisão pode redefinir o futuro dessas entidades no financiamento habitacional dos Estados Unidos.