O regime da Venezuela, sob liderança interina de Delcy Rodríguez, publicou nesta segunda-feira (5) um decreto que determina a prisão de todos os envolvidos na operação militar dos Estados Unidos. Essa ação resultou na captura de Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores, no último sábado (3).

A Venezuela ordena prisão de quem promoveu ou apoiou o ataque armado, intensificando a repressão. As informações sobre o decreto foram divulgadas pela CNN.

O Decreto de ‘Comoção Externa’ e a Ordem de Prisão

O texto é uma atualização de um decreto de “comoção externa” assinado por Maduro em setembro, mantendo sua assinatura mesmo após a captura.

O documento original previa a ativação imediata em caso de “qualquer tipo de agressão” contra a Venezuela, conferindo poderes especiais ao regime para “atuar em questões de defesa e segurança”.

O decreto, referendado por Rodríguez, foi atualizado com detalhes da operação de sábado. Ele afirma: “As forças policiais nacionais, estaduais e municipais devem empreender imediatamente a busca e a captura, em todo o território nacional, de todas as pessoas envolvidas na promoção ou no apoio ao ataque armado dos Estados Unidos da América contra o território da República […] com vistas à sua punição.” A medida estava vigente desde a captura de Maduro, mas foi publicada na íntegra hoje.

Maduro e Flores se Declaram Inocentes em Nova York

Nesta segunda-feira, enquanto a Venezuela ordena prisão de supostos envolvidos em seu território, Nicolás Maduro e Cilia Flores participaram da primeira audiência de seu processo criminal em um tribunal federal de Nova York. Ambos se declararam inocentes das acusações.

As imputações incluem: conspiração para narcoterrorismo, conspiração para importação de cocaína, posse de metralhadoras e dispositivos explosivos, e conspiração para posse de metralhadoras e dispositivos explosivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Argentina celebra marco econômico: Inflação de 2025 é a menor em oito anos, surpreendendo especialistas e consolidando gestão Milei

A Argentina encerrou o ano de 2025 com um feito notável na…

De Mauá a Luana Lara: Por Que o Sucesso Conquistado Pelo Mérito Ainda é Visto Como Pecado no Brasil?

Desde os tempos do Brasil Império até os dias de hoje, a…

Crise Global Intensa: Da Venezuela à Ásia, como o Brasil Enfrenta o Desafio Estratégico de um Mundo em Mutação?

O ano começou com um cenário internacional de instabilidade sem precedentes, marcado…

Irã em Crise: Reza Pahlavi Impulsiona Asfixia Econômica e Protestos em Massa, Enquanto Trump Observa Cautelosamente

O Irã vive um momento de intensa turbulência, com a economia em…