Minneapolis vive momentos de grande tensão e instabilidade. Na noite da última quarta-feira (14), um homem venezuelano foi baleado por agentes do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) durante uma operação, em uma cidade já marcada por intensas manifestações populares.
Este novo incidente ocorre em um cenário de crescentes protestos contra o ICE, impulsionados pela morte de Rene Nicole Good na semana passada, também baleada por um agente da agência federal. A população local exige respostas e justiça.
O caso do venezuelano baleado pelo ICE em Minneapolis reacende o debate sobre as táticas da agência e a segurança dos imigrantes. As informações foram divulgadas pelo Repórter Brasil Tarde, da TV Brasil.
Confronto com Agentes do ICE em Minneapolis
Conforme nota oficial do Departamento de Segurança Interna (DHS), agentes do ICE realizavam uma operação rotineira nas ruas de Minneapolis. Eles se depararam com o venezuelano, cujo nome não foi divulgado, que tentou fugir do local em seu carro.
Durante a fuga, o homem colidiu com um veículo parado e, em seguida, continuou a fuga a pé. Os agentes do ICE o alcançaram, resultando em uma luta. Duas outras pessoas surgiram, atacando o policial com uma pá e um cabo de vassoura.
O DHS relatou que o venezuelano conseguiu se desvencilhar do agente e, ainda segundo o órgão, passou a atacar o policial com a pá. Em resposta, o membro do ICE atirou na perna do homem para contê-lo.
O venezuelano e o agente ferido foram levados ao hospital. As outras duas pessoas que atacaram o policial foram presas, conforme o Departamento de Segurança Interna.
Protestos e a Tensão Crescente na Cidade
Mais de 100 pessoas protestaram em Minneapolis na noite de ontem, resultando em confrontos com a polícia. A cidade tem sido palco de várias manifestações contra o ICE, que se estendem por diferentes cidades dos EUA desde a morte de Rene Good.
Rene Good, uma mulher norte-americana de 37 anos, foi baleada três vezes por um policial do ICE durante uma operação em Minneapolis. O então presidente Donald Trump afirmou em uma rede social que o agente agiu em legítima defesa, mas vídeos mostram uma versão diferente dos fatos.
A morte de Good e o recente caso do venezuelano baleado pelo ICE em Minneapolis intensificam o clima de instabilidade, com a população cobrando transparência e responsabilização das autoridades.